Retrospectiva 2020: Fabio Mechetti

por Redação CONCERTO 28/12/2020

Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

“A vida cultural brasileira, já normalmente tão difícil, encarou o ano de 2020 com mais heroísmo do que nunca. A impossibilidade de realização de concertos e venda de ingressos, os cortes de patrocínios e a incerteza de parâmetros que pudessem guiar os artistas e instituições rumo a soluções fizeram deste um ano para ser esquecido.

Apesar de tudo, a Filarmônica de Minas Gerais conseguiu acelerar uma de suas ambiciosas ações, na qual havíamos investido concretamente, mas ainda sem ter tido a suficiente elaboração para sua aplicação: as transmissões digitais. Com a chegada da pandemia, abriu-se uma oportunidade de arriscarmos mais, e, assim, desenvolvemos uma plataforma digital em que tanto as atividades artísticas quanto educativas se tornaram a essência de nossa história neste ano.

Reformulamos nossa programação original para nos adaptarmos a outra, em que respondemos às limitações sanitárias impostas pela Covid e, ao mesmo tempo, mantivemos nossa proposta de celebrar os 250 anos de Beethoven. A partir de duos, trios, quartetos do compositor e até suas sinfonias, construímos uma Maratona que levou a nossos assinantes e ao público em geral o talento de nossos músicos e a capacidade técnica de nossas transmissões. A ela foi somada uma série de Câmara digital e inúmeras iniciativas de cunho educacional, como nossa Academia Virtual e o Festival Acadêmico, no qual nossos músicos transmitiram a milhares de jovens de todo o país treinamento específico para cada instrumento, oferecendo a eles uma nova perspectiva que, certamente, virá a transformar suas visões de vida. 

Para 2021, que venha logo a vacina, pois temos pressa em retornar ao nosso caminho de confraternização e aproximação social.”

[Divulgação / Eugenio Savio]
[Divulgação / Eugenio Savio]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.