Ligia Amadio, diretor artística e regente titular da Filarmônica de Montevidéu
“Os enormes desafios que incidiram sobre o meio musical mundial em 2020 geraram medidas e soluções anteriormente inimagináveis. Decidimos realizar a terceira edição do Simpósio Internacional Mulheres Regentes de forma on-line, com a colaboração de uma equipe de 24 coordenadoras e, em cerca de dois meses, conseguimos preparar um evento que reuniu 976 participantes de 36 países, com a participação ativa de 229 conferencistas, transmitido ao vivo durante os dias 15 e 20 de setembro, com uma audiência de cerca de 90 mil pessoas. Este terceiro simpósio, que teve como um de seus objetivos principais as políticas culturais de inclusão feminina na música, gerou um manifesto que será em breve divulgado. Posso dizer que foi um trabalho colossal que reuniu mulheres líderes da música de todo o mundo.
Propusemos soluções criativas para manter a Filarmônica de Montevidéu em plena atividade e em contato permanente com seu público, desde nossas casas. No período entre março e julho realizamos uma série de projetos interessantíssimos: vídeos didáticos produzidos pelos integrantes da orquestra, masterclasses, conferências on-line com convidados muito especiais do meio musical e o concurso “Cantá con tu Filarmónica”.
Em julho retomamos as atividades presenciais, primeiramente sem público, realizando gravações de música uruguaia; em agosto, já com público, tivemos os concertos transmitidos por streaming. O Festival Beethoven, anteriormente previsto, pôde ser realizado com as adaptações necessárias aos novos protocolos de funcionamento. Creio que foi uma das orquestras do mundo que mais concertos realizou (14 concertos com público, de agosto a dezembro de 2020).
No âmbito pessoal, conclui e defendi meu doutorado na Unesp, que teve como resultado uma edição crítica do Concerto para piano e orquestra op.10 de Henrique Oswald, sob a orientação de Nahim Marun.
O desafio continua. Será fundamental reunir toda a energia, solidariedade e união para que se encontrem soluções que renovem e reinventem a música de concerto para os tempos atuais e futuros.”
![[Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/Ligia-Amadio_0.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.