Paulo Abrão Esper, diretor geral e artístico Cia Ópera São Paulo
“A Cia Ópera São Paulo, assim como as outras companhias de ópera e teatros, teve que reprogramar suas atividades. Realizar o Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas em meio a pandemia foi um desafio que nos trouxe novas ideias e maneiras de pensar. A 18ª edição foi on-line durante o mês de julho e contou com 74 candidatos de diversos países latino-americanos.
Com a retomada das atividades em algumas cidades e respeitando as orientações de cada local, tivemos a chance de realizar alguns espetáculos abertos ao público. Um deles foi a ópera Domitila de João Guilherme Ripper e, outro, uma turnê com um compacto de Il Guarany – em comemoração aos 150 anos de estreia da ópera de Carlos Gomes – e que teve uma gravação muito especial no Teatro Sérgio Cardoso. Fizemos ainda um programa de canto e piano intitulado “Il bel canto italiano”, que passou por cinco cidades do interior paulista.
Como sempre faço, não posso deixar de agradecer aos parceiros que sempre acreditaram e incentivaram nossos projetos, à Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa por meio da Amigos da Arte, à Prefeitura Municipal de Jacareí, por meio da Fundação Cultural José Maria de Abreu, ao Istituto Italiano di Cultura di San Paolo e ao Consulado Geral da Itália em São Paulo.
O Theatro São Pedro conseguiu realizar duas produções muito interessantes de ópera, recitais e concertos. Com isso, a cidade de São Paulo saiu na frente, podendo transmitir ao país o recado de que a vida, mesmo diferente, deve seguir.
Agora é sonhar em podermos realizar os projetos idealizados para 2021 com fé e determinação.”
![[Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/000-PAULO_ESPER.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.