O pianista Luiz Senise, nascido em Araraquara, São Paulo, morreu hoje, no Rio de Janeiro, por complicações decorrentes da covid. O músico tinha 73 anos.
Senise iniciou seus estudos no Rio de Janeiro, onde foi discípulo de Elzira Amábile. Formou-se mestre em Música pela Universidade Musical Internacional de Paris e pela Escola de Música da UFRJ. Aperfeiçoou-se com Jacques Klein, Arnaldo Estrella e Magda Tagliaferro. Na Europa estudou sob a orientação de Bruno Seidlhofer.
Em sua carreira docente, realizou destacado trabalho de formação na Escola de Música da UFMG, na Universidade Estácio de Sá, no Conservatório Brasileiro de Música e, desde 1994, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Sempre atuante na cena artística nacional, Senise foi orientador artístico, organizador, membro e presidente de júri em diversos concursos nacionais e internacionais de piano e música de câmara. Durante oito anos foi curador musical do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ coordenando o projeto “Música no Fórum”.
Luiz Senise também era reconhecido concertista e camerista, apresentando-se em importantes salas de concerto no Brasil e no exterior. A sua estreia no Carnegie Hall repercutiu no jornal The New York Times, que o considerou “um exímio pianista, de dedos possantes, ideias incisivas e habilidade para equilibrar impetuosidade com refinamento”.
[Algumas informações foram obtidas a partir de documentos gentilmente cedidos pelo Instituto Piano Brasileiro.]
Leia mais
Notícias Sala Cecília Meireles abre ciclo das sonatas para piano de Beethoven
Opinião Prefeitáveis, por Luciana Medeiros
Crítica ‘Cartas portuguesas’, de João Guilherme Ripper, por Nelson Rubens Kunze
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.
Monsieu Luiz Denise cêt um…
Monsieu Luiz Denise cêt um professor que avis grand talon Aux piano parail dês autre doctor madamne meriless e monsieu Rua doctor Luiz Elle partir e son ame reste avec nous pour toujors
Realmente perda consideravel…
Realmente perda consideravel o desaparecimento de Luis Senise do cenario musical e pianistico!! Quem fez contato com ele, jamais o esquecera!! Deus reserve 1 bom lugar p ele!!