Prezada leitora, prezado leitor,
O ano da pandemia foi difícil para a música clássica e a ópera no Brasil. Olhando para atrás, contudo, é auspicioso ver como também nossa área reagiu, com criatividade, coragem e resiliência, criando novas formas de atuação e comunicação com o público. Por todo Brasil, orquestras, teatros, produtores, artistas e outros profissionais da cultura – cada qual a sua maneira e com seus recursos – desdobraram-se para inventar atividades possíveis na nova realidade do confinamento.
Também o Prêmio CONCERTO não poderia ficar alheio ao que aconteceu no ano e alterou as tradicionais categorias de premiação. Em vez do melhor concerto, da melhor ópera ou do melhor recital, o júri de oito atuantes críticos musicais selecionou doze iniciativas musicais para concorrem a quatro Grandes Prêmios CONCERTO 2020 Reinvenção na Pandemia. Para completar, o Prêmio CONCERTO 2020 ainda contemplou as categorias Jovem Talento e CD / DVD / Livro. Além da votação da crítica, o Prêmio CONCERTO contou também com a votação do público – mais de 11 mil pessoas. É um recorde! E mais uma demonstração da força da música de concerto no cenário cultural hoje. Conheça os vencedores do Prêmio CONCERTO 2020 na reportagem que começa na página 14.
Para elaborar a tradicional retrospectiva do ano, apresentamos uma matéria baseada em mais de 35 depoimentos de artistas, gestores e outros especialistas (página 19). Os depoimentos completos de todos os participantes serão publicados diariamente, a partir do dia 4 de janeiro, no Site CONCERTO.
Leia ainda nesta edição os textos de nossos colunistas João Marcos Coelho, Jorge Coli e Júlio Medaglia, as novas temporadas da Osesp, do Theatro Municipal de São Paulo e das Orquestras de Guarulhos, uma entrevista com o compositor Marcos Balter, os lançamentos de CDs, DVDs e livros e a seção Fermata, com o pianista Cláudio Soares. E, a partir da página 29, consulte o classificado especial da Vitrine Musical 2021.
Confiantes e esperançosos, desejamos a todos os nossos leitores um ótimo 2021, com muita saúde, paz, realizações e, claro, música! Voltamos em março com todas as novidades da música clássica no Brasil. Até lá!