Prezada leitora, prezado leitor,
O Sinos, realizado pela Funarte e pela Escola de Música da UFRJ, é hoje um dos mais importantes e promissores projetos musicais do Brasil. A iniciativa desenvolve ações de suporte e articulação para centenas de programas de inclusão social – como oficinas para professores ou a criação de material didático e de performance – com a participação de reconhecidos profissionais da área. A jornalista Luciana Medeiros conversou, entre outros, com os maestros Marcelo Jardim e André Cardoso, líderes do Sinos, para escrever a matéria de capa desta edição da Revista CONCERTO.
Há anos a gaúcha Gabriella Di Laccio, paralelamente a uma exitosa carreira de soprano, vem pesquisando e promovendo a inserção da mulher no mundo da música. Em Londres, onde se formou no Royal College of Music, Gabriela criou a Fundação Donne – Women in Music, que acaba de lançar uma pesquisa que aponta que apenas 5% do repertório de cem orquestras por todo o mundo é de autoria de mulheres. Para falar de seu trabalho e dos impactos da pandemia nesse panorama, Gabriella conversou com a jornalista Camila Fresca, como publicado na entrevista desta edição.
O pianista Pablo Rossi, um dos grandes expoentes de sua geração, ocupa a seção Fermata em texto redigido pelo jornalista Irineu Franco Perpetuo. Rossi acaba de lançar, com o violinista Emmanuele Baldini, o novo CD da coleção Música do Brasil, que contém as três sonatas para violino e piano de Villa-Lobos. Para a seção Palco, o editor executivo João Luiz Sampaio entrevistou o violoncelista Jed Barahal, que neste mês apresenta, junto com a pianista Christina Margotto, na Sala Cecília Meireles, a integral para violoncelo e piano de Beethoven.
Leia também sobre a icônica obra Pierrot Lunaire, de Schönberg, que será apresentada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, bem como sobre os 100 anos de Camille Saint-Saëns, na coluna de João Marcos Coelho. Já o maestro e compositor José Siqueira, figura incontornável da música brasileira do século XX, é tema do artigo do maestro Júlio Medaglia. E, em Notas soltas, o professo e crítico Jorge Coli reflete sobre Hanslick e a criação contemporânea.
Leia a Revista CONCERTO e participe da temporada musical clássica brasileira!