Temporada 2020 - Programa 8
CONCERTO entrevista Flavia Furtado
Diretora executiva do Festival Amazonas de Ópera
Gravação realizada em 7 de setembro de 2020
Mediação
João Luiz Sampaio
Entrevistadores
Carolina Faria
Márvio Dos Anjos
Nelson Rubens Kunze
Pianista de formação, Flavia Furtado estudou no Brasil com Linda Bustani e na Bélgica com Heidi Hendricks. Mais tarde, formou-se em Comércio Exterior e, desde então, vem gerindo e desenvolvendo trabalhos com a economia da cultura em diversos âmbitos, junto ao Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais, a Ópera Latinoamérica e o Festival Amazonas de Ópera.
Em 2006, criou a Vlaanderen Produções Culturais, empresa especializada em grandes eventos de música clássica com mais de 70 produções no currículo, entre óperas, teatro, concertos e festivais, trabalhando com algumas das instituições mais importantes do país, como Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Theatro Municipal de São Paulo, Theatro São Pedro, Teatro Amazonas, Centro Cultural Banco do Brasil, Universidade Federal do Paraná e Theatro da Paz.
Entre seus trabalhos mais significativos estão o Festival Amazonas de Ópera, e produções como a ópera “A Menina das Nuvens”, de Villa-Lobos, “Aula Magna com Stálin” de David Pownall, “Ça-Ira”, ópera de Roger Waters, a Bienal “Música Hoje”, duas turnês brasileiras do grupo ICE – International Contemporary Ensemble, entre outros.
Em 2020 Flavia foi uma das 10 finalistas ao prêmio Classical Next - Innovation Award, pelo seu trabalho em divulgar todos os aspectos econômicos e sociais da indústria da ópera no Brasil. É fundadora e uma das Diretoras do Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto.
Neste CONCERTO entrevista, Flavia Furtado falará sobre a economia criativa na ópera a partir de sua experiência no FAO, sobre o seu esforço para construir uma articulação maior para a ópera no Brasil, sobre a importância do Fórum Brasileiro de Dança, Ópera e Música de Concerto e da Ópera Latinoamérica e sobre outros assuntos de seu trabalho.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.