Temporada 2020 - Programa 6
CONCERTO entrevista Paulo Szot
Barítono
Gravação realizada em 10 de agosto de 2020
Mediação
João Luiz Sampaio
Entrevistadores
Camila Fresca
Irineu Franco Perpetuo
Luciana Medeiros
Paulo Szot, nascido em São Paulo em 1969, estudou piano e violino e, depois, balé clássico, carreira que teve de abandonar após sofrer uma lesão no joelho aos 21 anos. Passou então a se dedicar exclusivamente ao canto, formando-se na Polônia, país do qual seus pais haviam emigrado depois da Segunda Guerra Mundial.
Paulo Szot fez sua estreia operística com o Barbeiro de Sevilha, de Rossini, no Teatro Municipal de São Paulo, em 1997. Desde então, tem desenvolvido uma das mais brilhantes carreiras musicais de sua geração, se apresentando nos principais palcos do mundo, como o Metropolitan Opera House, New York City Opera, San Francisco Opera, Canadian Opera Company, Grande Teatro do Liceu de Barcelona, Ópera Garnier de Paris e Ópera Nacional de Bordeaux.
Um dos grandes impulsos de sua carreira deu-se em 2008, quando venceu o prêmio norte-americano Tony Award como melhor ator em musical pelo trabalho em “South Pacific”, que protagonizou nos palcos da Broadway em Nova York e do Barbican em Londres.
Neste CONCERTO entrevista, Paulo Szot falará sobre marcos de sua carreira, a situação da música clássica atual e sobre o recém-lançado CD “Jardim Noturno” (selo Sesc), em que, ao lado do pianista Nahim Marun, interpreta canções do compositor brasileiro Claudio Santoro.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.