Jeri Lynne Johnson rege concerto de Philip Glass no Theatro Municipal de São Paulo

por Redação CONCERTO 01/07/2022

A Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo faz na sexta, dia 1º, e no sábado, dia 2, apresentações sob a regência da maestra Jeri Lynne Johnson.

O programa tem como destaque o Concerto fantasia para dois tímpanos do compositor norte-americano Philip Glass, que terá como solistas Danilo Valle e Márcia Fernandes. 

Do ano 2000, o concerto foi encomendado pelo timpanista Jonathan Haas, para quem a peça soa “puramente americana, heroica por natureza”, como afirmou na ocasião da estreia da obra. “Desde os compassos de abertura, tem-se a certeza de que um novo som foi criado combinando as sonoridades dos catorze tímpano s com a orquestra completa", disse.

As apresentações desta semana terão ainda a Sinfonia nº 7, de Dvorak. 

Clique aqui para ver mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

A maestra Jeri Lynne Johnson durante ensaio no Theatro Municipal [Reprodução/FacebookTMSP]]
A maestra Jeri Lynne Johnson durante ensaio no Theatro Municipal [Reprodução/FacebookTMSP]]

Prepare-se

Nos dias 8 e 9, a Sinfônica Municipal será regida pelo maestro Alessandro Sangiorgi em uma versão em concerto do monodrama Erwartung, de Schönberg. 

A peça é símbolo do teatro musical expressionista e narra a história de uma mulher que, em meio à floresta, aguarda a chegada de seu amante.

A solista será a soprano brasileira Adriane Queiroz, radicada na Alemanha, onde integra o elenco da Ópera Estatal de Berlim. E o programa se completa com a Sinfonia nº 4, Italiana, de Mendelssohn. 

O grupo volta a tocar nos dias 14 e 15, quando Roberto Minczuk rege o Concerto fronteira, de Yamandu Costa (que também atua como solista), e faz a estreia mundial de um novo concerto escrito por Yamandu Costa e Sérgio Assad. O repertório inclui ainda a estreia latino-americana de Vernissage, de Donovan Seidle, e os Quadros de uma exposição, de Mussorgsky. 

A agenda sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo em julho inclui também um concerto da Orquestra Experimental de Repertório que, no dia 10, toca obras de Kachaturian e Wagner sob regência de Jamil Maluf.

Leia também
Notícias
 Festivais de inverno são destaques da edição de julho da Revista CONCERTO
Notícias Pianista Jan Lisiecki toca com Osesp, faz recital e abre Festival de Campos do Jordão
Notícias Discos recuperam raridades musicais luso-brasileiras do século XIX
Notícias Jocy de Oliveira mostra trechos de nova obra, 'Realejo de vida e morte'
NotíciaLivro reúne série de diálogos em torno da Semana de Arte Moderna

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.