Edital não contém os termos “ópera” ou “música clássica”; comitê formado para decidir sobre a programação de 2022 inclui coordenadora de direitos humanos, artista e ativista dos direitos indígenas, rapper e artista plástico
O Theatro Municipal de São Paulo abriu um edital inédito para a seleção de projetos que comporão a programação de seus diversos espaços, do prédio histórico à Praça das Artes. Os projetos podem ser de todas as linguagens artísticas – como artes cênicas, dança, performance, videoarte, tecnologia, audiovisual, artes visuais, música, literatura, moda e/ou linguagens híbridas – e podem incluir a participação dos corpos estáveis do teatro. O edital não contém os termos “ópera” ou “música clássica”.
Conforme o edital, serão selecionados até 10 projetos que receberão um aporte de até R$ 50 mil para sua realização. Contudo, a quantidade de projetos selecionados, bem como o valor de aporte a cada projeto, dependerá da disponibilidade orçamentária. Podem participar do certame companhias, grupos, coletivos ou artistas individuais “que comprovem experiência artística e/ou pesquisa na linguagem proposta”.
Para a avaliação das inscrições recebidas, o teatro criou uma Comissão de Habilitação e Seleção constituída pela equipe de programação do teatro e pelo comitê curatorial convidado para a composição da programação de 2022. Este comitê é formado por Bel Santos Mayer (Coordenadora do Programa de Direitos Humanos do Ibeac), Denilson Baniwa (artista e ativista dos direitos indígenas), Kleber Simões (KL Jay, do grupo de rap Racionais MC), Ligiana Costa (musicóloga), Luiz De Godoy (maestro) e Nelson Pimenta Soares (artista plástico e músico). A comissão deverá avaliar se o projeto concorrente “dialoga com as demais atividades artístico-pedagógicas programadas para o período das ações e a diversidade de linguagens contempladas, a saber: A efeméride dos 200 anos da independência do Brasil e dos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922 - Independência e Modernidade, temas norteadores das atividades de 2022”. Conforme o edital, o chamamento “pretende também valorizar a experimentação de novas linguagens artísticas e estruturas estéticas”.
As inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 31 de agosto ou até quando for atingido o limite de 250 inscrições, o que ocorrer primeiro. Todos os inscritos serão comunicados de seus status – se habilitados, selecionados, não habilitados ou não selecionados – por e-mail até o dia 15 de novembro de 2021.
Clique aqui para ir à página do edital no site do Theatro Municipal de São Paulo.
Leia também
Notícias Emmanuele Baldini e Pablo Rossi lançam CD Villa-Lobos em recitais
Notícias Cultura Artística digitaliza todos os programas de concertos de sua história
Notícias Lucas Andrade vence concurso da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos
Notícias Morre, aos 48 anos, o violinista carioca Gustavo Menezes
Notícias Theatro Municipal de São Paulo institui Comitê de Programação Artística
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.