Compositora Jocy de Oliveira é destaque da edição de agosto da Revista CONCERTO

por Redação CONCERTO 27/07/2023

A compositora Jocy de Oliveira é o destaque da edição de agosto da Revista CONCERTO. Símbolo da vanguarda, ela trabalha atualmente naquele que chama seu “último grande projeto”, Realejo de Vida e Morte. “É uma reflexão poética, dramatúrgica, sonora e imagética acerca do mundo em que vivemos hoje, como o abandono, o meio ambiente, a incerteza, a desesperança, a solidão, a exclusão, o aprisionamento, a discriminação, embora não exista o fator temporal nem mesmo a definição muito clara de espaço. Os dois protagonistas (Flor e Muri) estão isolados em uma pós-hecatombe de um planeta devastado. Torna-se irrelevante se a destruição é ambiental, política, por repressão, guerras, pandemias… não importa”, diz ela a Irineu Franco Perpetuo.

Na seção Em Conversa, João Luiz Sampaio entrevista o maestro adjunto da Filarmônica de Minas Gerais, José Soares. Em agosto, ele rege o grupo em dois programas distintos, além de fazer sua estreia à frente da Osesp na Sala São Paulo. “Todo processo social leva a transformações. E nós vivemos em outro tempo, repleto de ansiedade, com processos de mudança rápidos, em que parece haver pressão constante para se obterem resultados. E a atividade musical propõe justamente um amadurecimento que só vem com o tempo. Então, como comunicar isso às pessoas?”, pergunta o maestro, refletindo sobre o trabalho do regente. 

A Osesp também grava e apresenta em agosto as Fantasias brasileiras para piano e orquestra de Francisco Mignone. Camila Fresca escreve sobre as peças e traz depoimento do pianista Fabio Martino, solista do projeto. “Se eu tivesse que descrever as fantasias em poucas palavras, algo difícil para uma música tão rica, diria que a primeira é bastante vigorosa, com destaque para a linda cadência do piano; a segunda é de uma doçura especial, com diálogos evidentes entre piano e violino spalla; a terceira se caracteriza por ritmos fortes e penetrantes; e a quarta é de um saudosismo brasileiro marcante. Em todas identificamos ritmos bem sincopados, uma marca na música de Mignone”, descreve Martino.

O pianista Richard Kogima conversou com Luciana Medeiros para a seção Fermata. Ele faz recital este mês em São Paulo, na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, e também falou sobre sua atividade cada vez mais intensa como regente. “O corpo inteiro está envolvido nessa atividade multifacetada. Conhecer profundamente uma partitura orquestral já é tão difícil! Tem que ter o gesto, a eloquência para se expressar com orquestra, o psicológico para lidar com o conjunto, e ainda o ético, já que a se trata de uma posição de autoridade. Sinto que é como estar nu diante de pessoas que nos julgam e têm de nos julgar mesmo. O piano solo já é uma exposição de sua vulnerabilidade, mas na regência isso vai além”, conta o músico.

Em Repertório, um olhar sobre o Concerto para violoncelo de Schumann. Pilar da literatura para o instrumento, ele será apresentado em São Paulo e no Rio de Janeiro por Steven Isserlis, nas temporadas da Cultura Artística e da Dellarte.

O Theatro São Pedro de São Paulo realiza a série Além da Canção, com a participação de importantes cantoras e direção de Ricardo Ballestero, que conversou com Amanda Queirós sobre o projeto e a importância desse repertório.

Também este mês, tem início o II Festival de Óperas de Guarulhos, que vai apresentar Chapeuzinho vermelho, de Cesar Cui, Gianni Schicchi, de Puccini, e A Médium, de Menotti. O maestro Emiliano Patarra explica, em entrevista, os objetivos do projeto e como foi feita a escolha de repertório.

A edição de agosto traz ainda os textos dos colunistas Júlio Medaglia (sobre Zé Celso), Jorge Coli (que reflete sobre o erudito e o popular) e João Marcos Coelho (Milan Kundera). 

Na Revista CONCERTO você também encontra notícias e se informa sobre outros eventos e sobre os principais lançamentos de CDs e livros do mês. Não perca também todas as informações sobre a programação do mês no Roteiro Musical

A versão digital completa da edição impressa já está disponível no Site CONCERTO (clique aqui), com acesso integral para assinantes. 

Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br.

Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a nossa promoção. Assine on-line no próprio Site CONCERTO clicando aqui.

Leia a Revista CONCERTO e fique por dentro de tudo que se passa no mundo da música clássica. Escolha o seu programa e participe com a gente da temporada musical de sua cidade!

Revista CONCERTO agosto de 2023

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.