O centenário da Semana de Arte Moderna tem sido ponto de partida para uma série de discussões sobre a arte – e em especial sobre a música brasileira. O que, no entanto, foi de fato ouvido no Theatro Municipal de São Paulo em fevereiro de 1922?
Foi a partir dessa pergunta que Flavia Toni, professora do Instituto de Estudos Brasileiros da USP; Camila Fresca, jornalista, pesquisadora e biógrafa de Villa-Lobos; e Claudia Toni, especialista em gestão pública e assessora da reitoria da USP criaram o projeto Toda Semana: Música e Literatura na Semana de Arte Moderna, realizado pelo Sesc, que será lançado nesta quinta-feira, dia 9, em concerto no Sesc Vila Mariana.
“A semana carrega uma pulsão de criar e modernizar daquele grupo de jovens em São Paulo. E o que buscamos fazer no projeto foi mostrar a concretude do que aconteceu naquele momento, fazer uma fotografia da semana”, explica Fresca. “Tentamos mostrar no projeto quais eram as ideias das palestras, das conferências, as obras de arte expostas no saguão do teatro. E permitir imaginar qual era o estado de espírito do público que, depois de passar pela exposição e ouvir aquelas ideias, entrava na sala de espetáculo para os concertos", completa Flavia Toni.
Toda Semana traz as conferências apresentadas em 1922, além de leituras de poemas e gravações de todas as obras musicais apresentadas durante o evento.
Além do concerto do dia 9, haverá evento musical também no dia 16. E ambos unem música e leituras de alguns dos textos e poesias apresentados na Semana, fazendo jus ao caráter multidisciplinar da programação da Semana.
No dia 9, serão apresentadas peças de Erik Satie, Francis Poulenc, Villa-Lobos e Debussy, por músicos como o pianista Cristian Budu, o violoncelista Robson Fonseca e os integrantes do Quarteto Carlos Gomes. No dia 16, a apresentação começa com trechos da conferência Arte moderna, de Menotti Del Picchia, e segue com obras de Villa-Lobos.
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Sala Cecília Meireles anuncia temporada 2022
Notícias Osesp interpreta e grava Sinfonia dos Orixás de Almeida Prado
Notícias Com programa Invenção do Brasil, Filarmônica de Minas abre temporada
Notícias Podcast Torna Viagem apresenta ligações musicais entre Portugal e Brasil
João Marcos Coelho George Crumb (1929-2022)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.