Coral Paulistano estreia ‘Cantos noturnos III’, de Jocy de Oliveira

por Redação CONCERTO 20/05/2024

A compositora brasileira Jocy de Oliveira teve contato próximo com o compositor Igor Stravinsky. Estreou obras suas, além de ter acompanhado o autor em turnês pelo Brasil e em outros países. E os dois estarão juntos, agora, nos concertos que o Coral Paulistano faz  no sábado e no domingo, sob regência de Maíra Ferreira.

A apresentação terá a estreia mundial de Cantos noturnos III, encomendado pelo grupo a Jocy, além de Cantos noturnos I e, do compositor russo, Les noces

Cantos noturnos III é um oratório cênico para solistas, instrumentistas e coro, com o subtítulo de Klagegesang. A peça é como um canto/lamento, uma nova versão a partir de Cantos noturnos I. Tem inicio com um solo improvisatório sobre parâmetros determinados executado pela soprano, guitarra elétrica e baixo elétrico. O solo se desenvolve como gênese de um microcosmo em expansão – notas longas em pianissimo, que seguem uma textura em transformação. Aos poucos, a vocalidade/musicalidade, torna-se mais clara na busca de cantos que conduzem à melodia medieval de Dies Irae. O repensar de nosso mundo de hoje em paralelo à idade média”, explica a compositora. “O oratório se desenvolve numa desconstrução desse universo até atingir uma catarse em um ritualismo selvagem, enunciando um rock. A peça é precedida sem interrupção do Cantos Noturnos I para um poema de Maikov, escrito e cantado em russo sobre o Dies Irae.”

Para Jocy, “este concerto é singular pelo fato de ser uma homenagem à memória de Stravinsky que representa um marco na minha vida artística, meu mestre com quem convivi e fui solista de seu concerto Capriccio, regido por ele próprio”.

Além dos músicos do Coral Paulistano, participam da apresentação da obra de Jocy a soprano Gabriela Geluda, a mezzo soprano Juliana Taino, Aloysio Neves (guitarra elétrica), Dodo Ferreira (baixo elétrico) e Marcelo Carneiro (difusão).

Na peça de Stravinsky, juntam-se ao coral as pianistas Rosana Civile, Cecilia Moita e Karin Fernandes, o pianista Renato Figueiredo, o tenor Daniel Umbelino e o baixo Sávio Sperandio. 

Veja mais detalhes no Roteiro Musical do Site CONCERTO

Leia também
Especial
Compositoras em foco
Notícias Prepare-se: os principais destaques da programação musical
Notícias Banda do Villa: concerto em Tatuí revive obras de Villa-Lobos para bandas de música
Notícias Meio musical se mobiliza para ajudar o Rio Grande do Sul

A compositora Jocy de Oliveira [Divulgação]
A compositora Jocy de Oliveira [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.