Cursos CLÁSSICOS on-line anunciam programação de abril

por Redação CONCERTO 30/03/2022

Os Cursos CLÁSSICOS promovidos pela Revista CONCERTO acabam de anunciar a programação on-line de abril de 2022. Os cursos vão contemplar temas como a relação entre ópera e teatro, a história da música brasileira, a produção musical associada à Páscoa, a obra de Felix Mendelssohn e o piano espanhol. Também serão realizados mais dois módulos do curso de Introdução à História da Música Clássica.

A programação dos Cursos CLÁSSICOS é voltada majoritariamente para a música clássica e a ópera e sua relação com outras artes. Os cursos destinam-se tanto a iniciantes como a iniciados e são ministrados em linguagem informal e acessível. 

Os professores são reconhecidos especialistas com atuação no meio cultural brasileiro. E contemplam temas que vão desde a trajetória de compositores até reflexões sobre períodos da história da música, sempre com o cuidado de oferecer ferramentas que ampliem a relação dos alunos com o repertório. Desde 2020, mais de oitocentos alunos já participaram da programação dos Cursos CLÁSSICOS.

A programação dos Cursos CLÁSSICOS on-line é oferecida para todos interessados pelo preço especial de R$ 150 por curso (o que equivale a um desconto de cerca de 50% sobre o preço dos Cursos CLÁSSICOS presenciais). As aulas acontecem em duas opções de horários por meio da plataforma Zoom.

A primeira semana da programação traz duas opções, nos dias 5, 6, 7 e 8 de abril. No horário da manhã, o jornalista, tradutor e crítico musical Irineu Franco Perpetuo oferece o curso História da Música Clássica Brasileira, em que aborda a rica história musical do Brasil, do período colonial até os dias de hoje, das missas do Padre José Maurício às Cartas Celestes de Almeida Prado, passando pelas óperas de Carlos Gomes, pelas canções de Alberto Nepomuceno e pelas Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos, entre outras obras-primas. (Irineu Franco Perpetuo é o autor do livro “História concisa da música clássica brasileira”, da editora Alameda – disponível na Loja CLÁSSICOS, clique aqui para adquirir.)

Também nos dias 5, 6, 7 e 8, das 19h às 20h30, o jornalista e crítico musical João Luiz Sampaio oferece o curso Ópera e teatro: grandes diretores. Nele, será abordado o trabalho de diretores que marcaram a história do gênero e sua relação com o repertório. Entre os temas a serem estudados estão as óperas de Strauss por Gotz Friedrich; o Anel do Nibelungo dirigido por Patrice Chereau; as óperas de Verdi encenadas por Giorgio Strehler e as de Puccini por Franco Zeffirelli; e o trabalho de Peter Sellars com as óperas de John Adams.

Entre os dias 12, 13, 14 e 15 de abril, mais duas opções. O maestro André Rodrigo vai levar os alunos por um caminho que recupera a produção musical associada à Páscoa em Música para a Páscoa. Como afirma o professor, grandes compositores utilizaram-se das mais variadas formas musicais e textos para retratar esse período tão importante do calendário litúrgico. E o objetivo do curso é abordar esse repertório tão vasto e rico, discutindo seus principais aspectos musicais e históricos. As aulas acontecem das 11h às 12h30.

Já no período noturno, o professor Matheus Bitondi oferece o segundo módulo do curso Introdução à História da Música Clássica: Barroco e Classicismo, exuberância e elegância. Também em abril, será realizado o terceiro módulo, batizado de Classicismo e Romantismo, razão e emoção, nos dias 26, 27, 28 e 39 de abril. Em ambos os casos, Bitondi vai abordar obras e compositores e também o conjunto de ideias dos períodos, mostrando como influenciaram a criação artística. 

Mais dois cursos fazem parte da programação. Nos dias 19, 20, 21 e 22, na parte da manhã, João Marcos Coelho ministra o curso Felix Mendelssohn: uma vida feita de música. “Mendelssohn costuma ser visto como o mais clássico dos românticos e o mais romântico dos clássicos”, explica o professor, que propõe no curso a chance de conhecer melhor a obra de um compositor que foi mais do que criador musical; também revolucionou a arte da regência à frente da Gewandhaus de Leipzig e resgatou a música de Bach. 

Também nos dias 19, 20, 21 e 22, mas no horário noturno, a professora e pianista Helen Gallo ofecere o curso Música e imaginário: o piano na Espanha. Nele, o tema é a produção pianística de Isaac Albéniz, Manuel de Falla, Joaquín Turina e Federico Mompou, figuras fundamentais do nacionalismo na Espanha. E também serão abordadas as reverberações dessas obras em outros países, uma vez que a cultura espanhola influenciaria de maneira marcante o imaginário musical europeu.

Clique aqui para ir à página dos Cursos CLÁSSICOS

Leia também
Notícias
 Governo de São Paulo inaugura ligação entre Sala São Paulo e Estação da Luz
Notícias Orquestra Sinfônica de Porto Alegre é destaque da edição de abril da Revista CONCERTO
Notícias Amazonas e Pará assinam convênio para criação do Corredor Lírico Norte

Cursos CLÁSSICOS abril de 2022
Cursos CLÁSSICOS abril de 2022

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.