Os Cursos CLÁSSICOS da Revista CONCERTO acabam de lançar sua programação on-line para o mês de julho. Serão quatro cursos ao longo das próximas semanas. Cada curso tem quatro aulas, de 1 hora e meia de duração, em 4 dias seguidos; os cursos são dados em dois horários, às 11h e às 19h.
As aulas são transmitidas ao vivo pela internet (cada aluno receberá um link para ter acesso). Para aqueles que não puderem acompanhar a programação ao vivo, será possível ter acesso às gravações das aulas nas 24 horas seguintes à sua realização. Ou seja, se você não conseguiu assistir a aula realizada na terça de manhã, por exemplo, terá até a quarta de manhã para fazê-lo.
A programação on-line dos Cursos CLÁSSICOS é oferecida para todos os interessados pelo preço especial de R$ 150 por curso (o que equivale a um desconto de cerca de 50% sobre o preço dos Cursos CLÁSSICOS presenciais).
Na próxima semana, nos dias 12, 13, 14 e 15 de julho, o jornalista e crítico musical João Marcos Coelho apresenta o curso Poesia e música: a canção, de Schubert a Tom Jobim. As aulas vão explorar as diferentes formas assumidas pela combinação entre texto e música, abordando autores como Schubert, Schumann, Brahms, Wolf, Gershwin, Bernstein e fazendo uma viagem ao Brasil de Cartola e Tom Jobim.
Nos dias 19, 20, 21 e 21, o compositor e professor Matheus Bitondi oferece o curso Os instrumentos da orquestra. O objetivo é mostrar aos alunos a história de cada um deles, seus repertórios e suas funções na orquestra e em conjuntos de câmara. Na primeira aula, serão contemplados os instrumentos de cordas; na segunda, as madeiras; e, na terceira, os metais. E, na quarta aula, o encerramento do curso terá uma exposição acerca da orquestra, mostrando os instrumentos em ação no conjunto.
A terceira semana de cursos traz duas opções. Na parte da manhã, o jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpetuo apresenta o curso Os clássicos mais populares, abordando compositores e obras que se tornaram sinônimos da música clássica e dedicando as aulas a Vivaldi, Chopin, Tchaikovsky e Puccini.
E, no horário noturno, a jornalista e pesquisadora musical Camila Fresca nos leva em uma viagem pelas quatro Sinfonias de Brahms. Ela vai dedicar cada uma de suas aulas a uma das sinfonias, falando da época em que foram criadas e do que elas têm de mais interessante musicalmente, ajudando a aprofundar nossa relação com obras que são presenças constantes nas salas de concerto de todo o mundo.
Confira mais detalhes na página dos Cursos CLÁSSICOS; clique aqui.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.