De Haydn a Villa-Lobos, Orquestra Jovem do Estado faz concertos no Theatro São Pedro

por Redação CONCERTO 06/08/2021

A Orquestra Jovem do Estado apresenta programa duplo neste final de semana no Theatro São Pedro de São Paulo. Serão dois concertos, nos dias 6 e 7, com maestros e repertórios diferentes. Haverá presença de público e transmissão pela internet.

No dia 6, quem comanda o grupo é Paulo Galvão, em um programa que gira em torno do repertório clássico. A apresentação começa com a abertura da ópera O empresário, de Mozart, e segue com o Concerto para trompete de Hummel.

O solista será Kalebe Requena, trompetista do grupo e um dos finalistas da nona edição do Prêmio Ernani de Almeida Machado, dedicado a músicos da orquestra que se destacaram ao longo de 2020. Por fim, a orquestra toca a Sinfonia nº 103 de Haydn.

Já no dia 7, o programa destaca a música brasileira – ou o ambiente musical brasileiro. Isso porque a apresentação começa com duas obras do francês Darius Milhaud, que esteve no Brasil e se inspirou no país ao escrever peças como O boi no telhado, que aparece no concerto ao lado da Sinfonia de câmara nº 1 op. 43

Em seguida, os músicos, que serão comandados pela maestra Ana Beatriz Valente, interpretam duas obras de Villa-Lobos, o Sexteto místico e a Sinfonietta nº 1.

A Orquestra Jovem do Estado tem ainda outro compromisso em agosto: no dia 22, na Sala São Paulo, o grupo apresenta a Sinfonia nº 2 de Schubert e a Música para cordas, percussão e celesta, de Bartók. A regência será de Claudio Cruz. 

Música de câmara
Também no sábado, dia 7, instrumentistas da Orquestra do Theatro São Pedro apresentam um programa batizado de Fantasia. Nele, serão apresentados o Quarteto fantasia de Britten; o Divertimento K. 138 de Mozart; a Serenata para cordas de Elgar; o Noturno para cordas e harpas, de Schoenberg; e o Concerto para quatro violinos de Telemann. O recital terá presença de público e transmissão pela internet.

Clique aqui para ver mais detalhes sobre o concerto do dia 6 de agosto
Clique aqui para ver mais detalhes sobre os concertos do dia 7 de agosto

Leia também
Entrevista
“É música, teatro, canto, fala”, diz Eliane Coelho sobre ‘Pierrot lunaire’
Reportagem Uma celebração do legado de Nicolau de Figueiredo, por Camila Fresca
Notícias Duo de piano e violino e repertório de canções abrem mês da Sala Cecília Meireles
Notícias Recital na agenda do Sesc reúne Claudio Cruz e Nahim Marun

O trompetista Kalebe Requena será solista no concerto do dia 6 de agosto [Divulgação/Heloisa Bortz]
O trompetista Kalebe Requena será solista no concerto do dia 6 de agosto [Divulgação/Heloisa Bortz]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.