Será realizado nos dias 3 e 4 de julho o II Encontro Internacional de Pianistas On-line Crescendo, com direção artística e pedagógica de Adriano Nogueira. O evento inclui recitais e atividades didáticas e será todo realizado de forma digital.
“O objetivo do encontro é incentivar a prática doméstica do repertório musical de literatura para piano, desde o século XVIII até os dias de hoje, a partir da apresentação de concertos, masterclasses, aulas magnas, entrevistas, sessões de formação de professores de piano e conferências sobre os mais diversos aspectos da prática do instrumento, desde a leitura à primeira vista, à saúde do músico, da formação de público, à formação de professores de piano, da interpretação historicamente informada, à prática da música contemporânea”, diz Nogueira.
Entre os artistas participantes estão Cristian Budu, Eduardo Monteiro, Érika Ribeiro, Karin Fernandes, Adriano Jordão, Sérgio Azevedo, Ronaldo Miranda, António Ribeiro, Linda Bustani, Ney Fialkow, Marisa Lacorte, entre outros.
O corpo docente do festival é composto por Catarina Domenici (UFRGS/Brasil); Érika Ribeiro (Unirio/Brasil); Stefanie de Freitas (UFMG/Brasil); Beatriz Alessio (UFBA/Brasil); Gisele Pires Mota (UnB/Brasil); Bernardo Santos (WPTA-Portugal); Diana Vieira Botelho (Portugal); Marta Menezes (Portugal); Pedro Sperandio (Alemanha/Brasil); Daniel Inamorato (USA/Brasil); Yuri Pingo (Brasil); Mauren Frey (UFPEL/Brasil); Lucas Gonçalves (Instituto Fukuda/Brasil), Helen Gallo (Escola Municipal de Música de São Paulo/Brasil); Paulo Meirelles (França/Brasil); e Steven Chervenkov (Portugal/Brasil).
A programação, que conta com o apoio da Emesp Tom Jobim e do Conservatório de Tatuí, inclui ainda o Concurso Internacional de Piano Crescendo, dirigido a estudantes amadores de piano, de qualquer idade.
A primeira edição do encontro, realizada no ano passado, teve mil participantes ativos e 24 mil visualizações de vídeos da programação.
Leia também
Notícias Hotel Toriba realiza festival de inverno com recitais e concertos
Textos Pelo que seremos lembrados?, por João Luiz Sampaio
Textos A ópera que a pandemia merece, por Irineu Franco Perpetuo
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.