A programação da semana tem orquestra em concerto pela paz; música de câmara; o Réquiem alemão, de Brahms, e uma dupla homenagem, com concertos e filmes, ao violoncelista brasileiro Antonio Meneses, morto no ano passado.
Terça-feira, dia 1º
O violonista Glauber Rocha faz recital pela Série de Violão do Teatro Cultura Artística. Ele vai apresentar obras de Agustín Barrios, Francisco Tárrega, Andrés Segovia, Isaac Albéniz, Francisco Mignone e Carlos Guastavino.
Quarta-feira, dia 2
No Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro, a Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta, na quarta e na quinta, a trilha ao vivo do filme Central do Brasil, com o maestro Alexey Kurkdjian, o pianista Antonio Pinto e o violoncelista Jacques Morelenbaum.
Quinta-feira, dia 3
A Osesp homenageia o violoncelista Antonio Meneses nas apresentações de quinta, sexta e sábado, com o Don Quixote, de Strauss, sob regência de Emilia Hoving. O programa tem ainda a estreia latino-americana de obra de Unsuk Chin.
![A maestra Emilia Hoving [Divulgação/Nikolaj Lund]](/sites/default/files/inline-images/w-hoving.jpg)
Na Sala do Conservatório, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo apresenta o programa Danças. No repertório, o Quarteto nº 1, de Osvaldo Lacerda; a Suíte brasileira, de Kleberzon Buzo; e São Tango, de Alejandro Drago.
Em Belo Horizonte, a Filarmônica de Minas Gerais recebe o clarinetista Kevin Spagnuolo para interpretar o Concerto para clarinete, de Copland. Sob regência de José Soares, o programa tem ainda a Sinfonia nº 4 de Bruckner.
Sexta-feira, dia 4
A Orquestra Sinfônica Municipal e o Coral Paulistano apresentam, na sexta e no sábado, o programa Clamor pela paz, com obras de Beethoven, Schoenberg, Shostakovich, Barber e Roxanna Panufnik. Regência de Roberto Minczuk.
Em Porto Alegre, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre homenageia a trajetória de Arthur Barbosa, com o Concerto para violino (solos de Alejandro Drago) e a estreia mundial da Suíte Caribe. Com regência do próprio compositor.
Sábado, dia 5
Na Estação CCR das Artes acontece a pré-estreia de Concerto para um homem só, filme de Frank Mora que retrata a gravação do álbum de André Mehmari e Antonio Meneses. Em seguida haverá recital com Mehmari, Marília Vargas e músicos da Abracello.
Na Sala São Paulo, a Tucca Música pela Cura apresenta o espetáculo A história da orquestra sinfônica, da série Aprendiz de Maestro. Com João Maurício Galindo à frente da Sinfonieta Tucca Fortissima. Direção de Paulo Rogério Lopes.
A Orquestra Sinfônica da USP e o Coralusp fazem concerto no sábado, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, com obras de Neukomm, Carlos Gomes, Maria Helena Rosas Fernandes, Roussel, Saint-Säens e Rimsky-Korsakov. A regência é do maestro Tobias Volkmann.
Domingo, dia 6
O Coro da Osesp apresenta na Estação CCR das Artes Um réquiem alemão, de Brahms, sob regência do seu regente titular Thomas Blunt. O programa tem também Bem-aventurados os mortos SWV 391 de Heinrich Schütz.
Também na Estação CCR, um septeto formado por músicos da Osesp faz programa de câmara com obras de Strauss e Wagner. Do primeiro, será interpretada Metamorphosen e, do segundo, o Prelúdio de Tristão e Isolda.
Clique aqui para acompanhar a agenda completa no Roteiro Musical
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.