Filarmônica de Minas Gerais apresenta obras de Saint-Saëns e Schumann

por Redação CONCERTO 26/08/2021

Após apresentar na semana passada o Concerto nº 5 de Saint-Saëns com a GRU Sinfônica, o pianista Aleyson Scopel volta a apresentar a peça hoje e amanhã, agora com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

O compositor escreveu a peça no começo de 1896 durante uma viagem de férias ao Egito. Não foi ele a dar o apelido “Egípcio” à peça, mas ele não deve soar fora de lugar: o exotismo é parte essencial do discurso musical (e o próprio Saint-Saëns falaria do concerto como uma espécie de “viagem pelo mar” em direção a outras terras).

O programa será regido pelo maestro José Soares e inclui outras duas obras: Vozes da primavera, de Johann Strauss, e a Sinfonia nº 1 – Primavera, de Schumann. A sinfonia pertence a um período particularmente tranquilo na vida do compositor, que em 1841 escreveria também a Fantasia para piano e orquestra (que quatro anos mais tarde serviria de base para o seu célebre Concerto para piano e orquestra).

A filarmônica volta ao palco da Sala Minas Gerais nos dias 2 e 3, em programa voltado à ópera, mais especificamente com aberturas, árias e duetos de Mozart, extraídos de Don Giovanni e As bodas de fígaro. Participam dos concertos a soprano Camila Titinger e o barítono Leonardo Neiva. A regência é do diretor artístico Fabio Mechetti, que rege ainda a Sinfonia nº 40 do compositor.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias
Cursos CLÁSSICOS lançam programação de setembro
Notícias Xian Zhang rege Schumann e Brahms à frente da Osesp
Notícias Produtora inicia filmagens de longa sobre Joseph Bologne
Notícias Warner lança última gravação do pianista José Feghali
Revista CONCERTO Saint-Saëns, da vanguarda à retaguarda. Será?, por João Marcos Coelho
Acervo CONCERTO A vida de Robert Schumann

O maestro José Soares à frente da filarmônica na Sala Minas Gerais [Divulgação/Bruna Brandão]
O maestro José Soares à frente da filarmônica na Sala Minas Gerais [Divulgação/Bruna Brandão]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.