Encontro reunirá mais de cem especialistas que debaterão sobre a importância da música no mundo de hoje; elaboração da programação teve consultoria de Claudia Toni
Do dia 28 de setembro a 1º de outubro, a cidade de Ibagué, a 200km de Bogotá, na Colômbia, em correalização com a Fundação Batuta (instituição de promoção social por meio da música que está completando 30 anos), abrigará um importante evento, o II Seminário Internacional Música e Transformação Social. Mais de cem convidados de todo o mundo participarão de debates acadêmicos, mesas redondas, diálogos e palestras para refletir sobre a importância da música no mundo de hoje, de sua dinâmica social e de seu poder transformador.
A programação será presencial com transmissão pela internet e tradução simultânea inglês-espanhol. Os eventos foram agrupados em 4 dias com os seguintes temas: Educação musical hoje e para o futuro (28 de setembro); Confinamento, não lugares, novos territórios – Música e músicos diante de limites físicos e simbólicos (29 de setembro); Mundo líquido e virtual – A música e os músicos na realidade virtual durante e depois da pandemia (30 de setembro); e A esperança de um novo futuro – A música e os músicos na construção de um mundo melhor (1º de outubro). O único projeto brasileiro na programação é o Festival Ilumina, dirigido pela violista norte-americana Jennifer Stumm. O encerramento será uma transmissão de concertos pré-gravados de orquestras jovens, entre as quais grupos da Colômbia, do Afeganistão, do México e do Brasil (a Orquestra Juvenil do Guri Santa Marcelina e a Orquestra Juvenil do Neojiba).
O seminário foi organizado com a consultoria de especialistas internacionais como Cathy Graham (diretora musical do British Council), Silja Fischer (diretora do Conselho Internacional de Música), Claudia Toni (consultora de música e cultura da Universidade de São Paulo), Sylvia Ospina (diretora de artes do British Council na Colômbia), Gretchen Amussen (consultora internacional do Conservatório de Paris) e James Enrique Fernández (reitor do Conservatório de Ibagué), entre outros. A direção geral é de María Claudia Parias Durán, presidente da Fundação Nacional Batuta e de Greis Cifuentes Tarquino, secretário de Cultura de Ibagué.
O II Seminário Internacional Música e Transformação Social aguarda a presença de cerca de cem pessoas, que se encontrarão no Auditório da Universidade de Tolima e no Auditório da Biblioteca Darío Echandía do Banco de la República. Há a expectativa de que a transmissão on-line atraia mais de mil participantes da Colômbia e do resto do mundo.
Clique aqui para fazer a inscrição bem como para mais detalhes da programação.
Leia também
Notícias Violinista e maestro Luis Otavio Santos é destaque da edição de outubro da Revista CONCERTO
Notícias Prepare-se: oito concertos para ver ao vivo ou na internet
Notícias Soprano brasileira Maria Carla Pino Cury é finalista da Paris Opera Competition
Texto Estudo investiga desafios das mulheres no mundo musical, por Camila Fresca
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.