Concerto de encerramento, no dia 6, será aberto ao público
Será realizada entre os dias 2 e 6 de junho a décima quinta edição do Gran Finale – Festival Nacional de Corais Infantis e Jovens. A programação conta com bate-papos, ensaios, workshop e um concerto final, regido pela maestrina americana Ruth Dwyer, no Teatro Bradesco, em São Paulo.
Segundo Lilia Valente, organizadora do evento, os regentes tiveram que se reinventar durante a pandemia, realizando os ensaios de forma remota e ficando longe dos palcos. “Agora, os coralistas poderão participar presencialmente e estar ou estarem todos juntos novamente, algo que parecia muito distante.”
Inspirado no tradicional festival de corais que acontece no Carnegie Hall de Nova York, o Gran Finale reúne mais de 500 crianças e jovens de corais de todo o Brasil, com o propósito de unir os melhores corais infantis e jovens, fornecer materiais, aprendizados, além de impulsionar, fortalecer e melhorar a qualidade do canto coral infantil e jovem no país.
Até a 14ª edição, 5.458 crianças e jovens já haviam participado do festival, que contou com a atuação de 1.669 regentes de 22 estados do Brasil nos workshops. O Festival Gran Finale também oferece bolsa incentivo aos coralistas da população de baixa renda e não dispõe de competições e premiações, a fim de promover a inclusão social.
Nesta 15ª edição, serão 350 vozes e 16 corais. Além disso, 120 coralistas, entre infantil e jovem, receberam a bolsa incentivo para a população de baixa renda, representando 35% do total. “O festival usufrui de um formato diferente e inovador dos convencionais, visto que os corais não se apresentam individualmente, formam dois grandes coros e foram pré-selecionados”, ressalta Lilia.
Clique aqui para ver mais informações sobre o concerto de encerramento, no dia 6, no Roteiro do Site CONCERTO
[Atualização da data de publicação do dia 02/06 ao dia 04/06.]
Leia também
Notícias Pianista japonesa Hiromi Uehara abre nova série da Dellarte em São Paulo e no Rio
Notícias Rio de Janeiro ganha uma nova orquestra, a Rio Villarmônica
Notícias Alexander Yakovlev abre série de concertos em Belo Horizonte
Opinião ‘Café’ e a atualidade da ópera em São Paulo, por Camila Fresca
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.
Parabéns por mais esta…
Parabéns por mais esta excelente novidade a nova Orquestra que o Rio ganhou.
Obrigado e sucessos.