Músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira homenageiam compositor Ney Rosauro

por Redação CONCERTO 09/08/2025

Músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira fazem, nos dias 9 e 10, no Teatro de Câmara da Cidade das Artes, uma homenagem ao compositor Ney Rosauro, cuja obra para percussão tem sido celebrada mundo afora.

Rosauro é professor emérito da University of Miami e foi incluído no Hall of Fame da Percussive Arts Society nos EUA. Estudou composição e regência nos aos 1970 na Universidade de Brasília e, em seguida, começou seus estudos de percussão sinfônica com Luiz Anunciação da OSB no Rio de Janeiro. Entre 1980 e 1982 fez cursos de especialização em Percussão e Pedagogia Musical na Hochschule für Musik Würzburg (Alemanha) sob a orientação de Siegfried Fink.  Até 1987, foi professor da Escola de Música de Brasilia e timpanista e chefe do naipe de percussão da Orquestra do Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. Entre 1987 e 2000 foi coordenador dos estudos de percussão na Universidade Federal de Santa Maria.

Em seguida, mudou-se para os Estados Unidos. Como compositor já escreveu mais de 150 obras e métodos didáticos para instrumentos de percussão. E suas obras já foram gravadas por artistas como Evelyn Glennie e a Sinfônica de Londres. 

Nos concertos de sábado e domingo, Rosauro estará à frente dos músicos da orquestra: Rodrigo Foti (tímpanos), Ronni Kot Wenzell e Erica Sá (marimba), Fernanda Kremer (vibrafone) e Lino Hoffmann, André Frias e Jean Carlos Martins (percussão).

O programa tem obras de David Friedman e Dave Samuels (Carousel) e de Rosauro: Mitos brasileiros e Concerto duplo para marimba e tímpanos

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

O compositor Ney Rosauro [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.