O pianista russo Nikolai Lugansky conta que já perdeu a conta de que quantas vezes tocou os dois concertos para piano e orquestra de Chopin. E que bom que seja assim, ele completa: os dois são seus concertos favoritos.
Pois as duas peças estarão nas apresentações que ele faz esta semana no Brasil, acompanhando a Orquestra Filarmônica Real de Liègere: nos dias 21 e 22, ele toca na Sala São Paulo pela temporada da Cultura Artística e, no dia 23, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, pela série internacional da Dellarte.
Em São Paulo, no dia 21, o repertório terá o Adágio para orquestra de cordas: Les fleurs pâles du souvenir, de Guillaume Lekeu; o Concerto para piano nº 1 de Chopin; e a Sinfonia nº 2 de Brahms (é o mesmo programa da apresentação no Rio).
Já no dia 22, após a peça de Lekeu, compositor belga que viveu no final do século XIX e morreu jovem, em 1894, aos 24 anos, será tocado o Concerto para piano nº 2 de Chopin. E o encerramento se dá com a Sinfonia nº 5 de Tchaikovsky.
“Os concertos não são tão diferentes entre si, pelo menos não no que diz respeito ao fato de que são tão inspirados”, diz Lugansky. “Nem todos os concertos são tão repletos de energia, amor, juventude como os dois de Chopin”, completa.
Prepare-se
Em agosto, nos dias 1º e 2, na Sala São Paulo, a Cultura Artística vai promover dois concertos extra-assinaturas para celebrar seus 110 anos. O convidado é uma das estrelas do canto atual: o contratenor polonês Jakub Józef Orlinski.
Ele será acompanhado do conjunto Il Pomo D’Or. Especializado no repertório barroco e clássica, o grupo já esteve no Brasil em outras ocasiões, acompanhando cantores como a mezzo soprano Joyce Di Donato e o contratenor Philippe Jaroussky.
O programa terá árias de compositores como Francesco Cavalli, Giovanni Battista Bononcini, Händel, Johann Mattheson, Luca Predieri, Francesco Conti, Nicola Matteis e Johann Adolf Hasse. Os ingressos já estão à venda.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO sobre as apresentações da Filarmônica Real de Liège em São Paulo
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO sobre as apresentações da Filarmônica Real de Liège no Rio de Janeiro
Leia também
Memória Gilberto Tinetti: seriedade, finesse, cultura e gentileza, por Irineu Franco Perpetuo
Notícias Prepare-se: nove destaques da programação da semana
Notícias Amazonas Filarmônica lança temporada sinfônica do segundo semestre
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.