Série Imersão Ocam no Tomie comemora parceria de 10 anos e começa nesta semana
A Orquestra de Câmara da ECA/USP celebra três décadas em 2025, como já noticiamos em dezembro (clique aqui para ler). Outra comemoração da orquestra, esta de 10 anos, é a parceria que mantém com o Instituto Tomie Ohtake – o centro cultural e museu tem sido parceiro do grupo em sua exploração do repertório contemporâneo e de programas que propõem diálogos entre diferentes manifestações artísticas. A parceria foi acertada em 2015, entre o fundador e então presidente do Instituto Tomie Ohtake, Ricardo Ohtake, e Gil Jardim, na época diretor artístico e regente principal da orquestra.
“Festejar os 10 anos de parceria entre o Instituto Tomie Ohtake e a Ocam, especialmente em um momento tão marcante como os 30 anos dessa brilhante orquestra, é motivo de grande orgulho”, afirmou Ohtake. Já Ricardo Bologna, diretor e regente titular da Ocam, disse: “Os concertos apresentados no Instituto são sempre muito especiais, pois unir música e artes visuais é muito inspirador e enriquecedor tanto para a orquestra quanto para o público, que é sempre muito receptivo e acolhedor. Nesses 10 anos, poder compartilhar ideias, música e arte com Ricardo Ohtake, pessoa tão querida por nós, e sua equipe brilhante foi e é um presente para a Ocam”.
A série Imersão Ocam no Tomie contempla uma programação de concertos ao longo do ano, e terá início nesta semana. No dia 13, quinta, o grupo de cordas da Ocam e o maestro William Coelho vão interpretar obras de Camargo Guarnieri (Toada à moda paulista), Luciano Berio (Duetos para dois violinos) e Tchaikovsky (Serenata).
No dia 14, a regência fica a cargo de André Bachur, à frente do grupo de sopros da Ocam. O programa começa com uma homenagem pelos 60 anos de morte de Edgar Varèse, com a interpretação de Octandre. Em seguida, Mozart (Serenata em dó menor), Ronaldo Miranda (Noneto) e Lea Freire (A coisa ficou russa).
Por fim, no dia 16, o regente titular e diretor artístico Ricardo Bologna comanda o Ensemble Ocam na interpretação de uma das mais importantes obras de Igor Stravinsky, A história do soldado, com a participação de Arrigo Barnabé como narrador. O mesmo programa será apresentado no dia 15, na Cidade Universitária, no Centro Cultural Camargo Guarnieri.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Fundação Maria Luisa e Oscar Americano terá dez recitais em 2025
Notícias Sinfônica do Paraná anuncia temporada em que completa 40 anos
Notícias Coral Paulistano interpreta ‘O véu sagrado’, tocante obra de Eric Whitacre
Notícias Maestro Daniel Barenboim comunica que sofre do Mal de Parkinson
Crítica Francisco Mignone e a ‘mensagem de beleza’, por João Marcos Coelho
![A Ocam durante concerto no Instituto Tomie Ohtake [Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/w-ocam_tomie.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.