Ópera na pandemia é o destaque da edição de junho da Revista CONCERTO

por Redação CONCERTO 28/05/2021

Orquestras sinfônicas em todo o Brasil têm conseguido se manter sobre o palco, recebendo o público quando possível e seguindo com suas transmissões on-line, ao menos enquanto a vacinação não atingir a maior parte da população brasileira. Mas, e a ópera? 

O gênero coloca desafios sanitários ainda mais complicados. Como lidar com a presença do coro? Como ter no palco diversos solistas se apresentando sem máscaras? E a orquestra, pode estar no fosso como de costume? 

Por conta disso, o retorno completo ao palco parece ainda difícil. Mas com imaginação e criatividade o gênero se mantém vivo, como mostram iniciativas como o Festival Amazonas de Ópera e a programação do Theatro São Pedro, que em junho oferecem novos títulos e obras menos conhecidas.

Sobre eles, e sobre o modo como o mundo da ópera está lidando com os desafios da pandemia, os jornalistas Luciana Medeiros e Eduardo Fradkin escreveram a Reportagem de Capa da edição de junho da Revista CONCERTO, ouvindo compositores, maestros, diretores e gestores.

Na seção Em Conversa, a jornalista Camila Fresca conversou com o maestro Fabio Mechetti sobre a realização de um sonho antigo da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais: a criação de uma academia de música para jovens instrumentistas.

A programação de junho da Osesp terá a visita de um dos mais importantes maestros da nova geração, o venezuelano Diego Matheuz. E o jornalista Irineu Franco Perpetuo conversou com ele sobre as apresentações e sobre sua carreira.

Perpetuo também foi a Belo Horizonte, onde acompanhou a gravação do novo disco da Orquestra Ouro Preto, com o maestro Rodrigo Toffolo e os pianistas Cristian Budu e Luiz Gustavo Carvalho. E relata aos leitores o que viu – e ouviu.

Editor-executivo da Revista CONCERTO, João Luiz Sampaio conversou com o violista Iberê Carvalho, jovem músico brasileiro que tem se destacado no cenário e promovido importante reflexão sobre a presença dos negros na música clássica brasileira.

Na edição de junho, o maestro Júlio Medaglia completa 25 anos de colaboração com a Revista CONCERTO e fala, em sua coluna, sobre essa trajetória. A revista traz também a reflexão de Jorge Coli sobre a relação entre vida e arte no Romantismo e um texto de João Marcos Coelho sobre livro de Flávio Viegas Amoreira a respeito de Gilberto Mendes. 

A revista traz ainda o Roteiro Musical, com a lista de concertos com presença do público e de apresentações transmitidas ao vivo pela internet, além das principais notícias do mundo musical e dos lançamentos de CDs e livros do mês, disponíveis na Loja CLÁSSICOS.

Assinantes já podem acessar o conteúdo completo da edição, inclusive versão impressa digital, no Site CONCERTO. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br.

Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a nossa promoção. Assine on-line no próprio Site CONCERTO clicando aqui.

CONCERTO 0621

[O projeto “Revista e Site CONCERTO 2021” foi contemplado pelo edital ProAC Expresso LAB 60/2020 e conta com o apoio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.]
 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.