Orquestra Sinfônica de Porto Alegre retorna à Casa da Ospa após três meses

por Redação CONCERTO 22/07/2024

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre volta a se apresentar em sua sede, a Casa da Ospa, na sexta-feira, dia 26. A sala ficou fechada durante três meses por conta das enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul. A apresentação celebra o retorno do grupo e também o bicentenário da imigração alemã, com a participação do oboísta Christoph Hartmann, da Orquestra Filarmônica de Berlim.

Os músicos puderam retornar à sala nesta segunda, dia 22. O prédio passou por um processo completo de higienização e dedetização. Segundo a Fundação Ospa, no entanto, alguns danos causados pela enchente ainda estão sendo corrigidos – o sistema de climatização, por exemplo, ainda não foi plenamente restabelecido. 

Hartmann será o solista no Concerto para oboé e orquestra de Richard Strauss. “Eu amo esta obra, escuto desde criança. Strauss é um dos meus compositores favoritos e ele usa o oboé de maneira única nesta peça, além de destacar também o clarinete, a viola e o cello”, diz o oboísta. 

A Ospa vai apresentar ainda a Abertura do Festival Acadêmico, de Brahms, e a Sinfonia nº 7 de Beethoven. A apresentação, com regência de Evandro Matté, será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da orquestra.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também

Prepare-se Os destaques da agenda da semana

Notícia Filarmônica de Minas Gerais lança gravações de sinfonias de Mahler

Notícia Morre aos 101 anos a pianista Maria Josephina Mignone

Compositoras em foco Malin Bang e ‘Eu, vulcânica’

Texto Bailarinos e grandes personagens, por Liana Vasconcelos

Crítica A música atual encontrou pouso num oásis artístico, por Ana Cursino Guariglia

Crítica ‘Devoção’: quando um personagem se torna uma ideia, por João Luiz Sampaio

Crítica Noite de música francesa com a Filarmônica de Minas Gerais, por Ana Cursino Guariglia

O oboísta Christoph Hartann {Divulgação/Gianni Gaudenzi]
O oboísta Christoph Hartann {Divulgação/Gianni Gaudenzi]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.