A primeira semana de março traz uma série de aberturas de temporadas, com atrações que vão da ópera à música sinfônica, passando pelo repertório de câmara e com destaque especial para a obra de compositoras. Confira a seleção da programação da semana preparada pela equipe do Site CONCERTO.
Tímpanos
A Orquestra Sinfônica Brasileira abre sua programação 2024 com concertos nos dias 5 (Theatro Municipal do Rio de Janeiro) e 6 (Cidade das Artes), sob regência de Claudio Cruz e com a soprano Rosana Lamosa e as timpanistas Beth del Grande e Fernanda Kremer como solistas. O programa tem como destaque o Concerto fantasia para dois tímpanos e orquestra, de Philip Glass, além da Suíte A floresta do Amazonas, de Villa-Lobos.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Volkmann & Hilsdorf
Na quarta-feira, a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro faz concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com o maestro Tobias Volkmann e o pianista Leonardo Hilsdorf. Ele será o solista do Concerto para piano, de Grieg, e o programa inclui ainda a Sinfonia nº 4, de Tchaikovsky. A orquestra pertence ao projeto Ação Social pela Música do Brasil, liderado por Fiorella Soares.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Beach, Boulanger, Bia
Nos dias 6 e 7, a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo comemora o Dia Internacional da Mulher com concertos nos quais vai apresentar a Sinfonia Gaélica, de Amy Beach, D’un Matin de Printemps, de Lili Boulanger, e Rasgos Latinos, de Yanella Bia. A regência é da maestra Sarah Higino e as apresentações acontecem no Sesc Gloria.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Egberto Gismonti
Na Sala São Paulo, no dia 6, a Tucca abre a série Música pela Cura, que vai trazer a São Paulo ao longo do ano grandes atrações da cena brasileira e internacional. Quem sobe ao palco para inaugurar a programação é o pianista Egberto Gismonti, em raro recital solo.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Porgy and Bess
A série Hora da Ópera, idealizada por Fernando Portari e Rosane Barbosa, vai ao Sesc Santo Amaro para apresentar, na quarta-feira, dia 6, o espetáculo Porgy and Bess, baseado na ópera de Georges Gershwin. No elenco, destaque para a presença da soprano Edna D’Oliveira.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Quintetos
Ao longo de 2024, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo vai dedicar uma de suas séries ao repertório de quintetos. Na quinta, dia 7, o grupo – formado por Betina Stegmann, Nelson Rios, Marcelo Jaffé e Rafael Cesário, recebe, então, o pianista Marcos Aragoni, para interpretar o Quinteto op. 34 de Brahms e o Quinteto de Respighi.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Beethoven e Brahms
A Osesp abre sua temporada 2024 nos dias 7, 8 e 9 com um programa com obras de Beethoven, a Missa op. 86, e a Brahms, a Sinfonia nº 1. Além da orquestra, participam o Coro da Osesp e o Coro Acadêmico da Osesp, além dos solistas Susanne Bernhard (soprano), Luisa Francesconi (mezzo soprano), Werner Güra (tenor) e Paulo Szot (barítono). A regência é do diretor musical Thierry Fischer.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Concerto duplo
Em Belo Horizonte, Fabio Mechetti assume o pódio para dois concertos da Filarmônica de Minas Gerais, nos dias 7 e 8. O programa tem como destaque o Concerto duplo para violino e violoncelo de Brahms, com Andrey Baranov e Alexander Hülshoff como solistas. No repertório, há ainda peças de Dvorák, Puccini e Respighi.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Mulheres lendárias
Na sexta-feira, no Palácio das Artes de Belo Horizonte, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e sua diretora Ligia Amadio apresentam o programa Mulheres Lendárias. Serão interpretadas peças de Maria Helena Rosa Fernandes (Wãni A’Ama), Mel Bonis (Trois Femmes de Légende), Dinorá de Carvalho (Três danças brasileiras) e Prokofiev (o Concerto para piano nº 1, com solos de Simone Leitão).
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Chiquinha Gonzaga - 1
No sábado, a Tucca dá início à temporada da série Aprendiz de Maestro, com o espetáculo O rolê da Chiquinha, inspirado na pianista, maestra e compositora brasileira Chiquinha Gonzaga. A regência é de José Maurício Galindo, à frente da Sinfonieta Tucca Fortíssima, e a direção artística, de Paulo Rogério Lopes, que também assina os textos do espetáculo.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Chiquinha Gonzaga - 2
Chiquinha Gonzaga também será destaque da apresentação da Orquestra Sinfônica da USP no sábado, quando o grupo recebe a pianista Maria Teresa Madeira, uma das principais autoridades brasileiras na obra da compositora. A apresentação acontece no Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Piracicaba em São Paulo
Início de ano importante para a Orquestra Sinfônica de Piracicaba: o grupo abre sua temporada no sábado, com apresentações às 16h e às 19h no Teatro Municipal Erotídes de Campos, recebendo o pianista Rogerio Zaghi como solista do Concerto para piano de Scriabin. A regência é de Knut Andreas e o grupo segue, então, no domingo, para a Sala São Paulo, com concerto de lançamento de seu primeiro disco.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Matté & Martino
Em Porto Alegre, Evandro Matté abre a temporada da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. No sábado, a orquestra se apresenta com o pianista Fabio Martino, que será o solista no Concerto para piano nº 3 de Sergei Bortkiewicz. O programa tem ainda obras de Lili Boulanger e Mussorgsky. No domingo, Martino se une a músicos do grupo para um recital de câmara.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Noites de verão
Em Vinhedo, no interior de São Paulo, também no sábado, Priscila Bomfim rege a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas em um programa que terá o ciclo de canções Noites de verão, de Hector Berlioz, com a soprano Camila Provenzale como solista. A apresentação celebra os 70 anos de Vinhedo e os 110 anos da Paróquia Sant’Ana, onde acontece o concerto.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Violeta da Amazônia
Lilian Barretto assina a direção artística e Camila Fresca, a curadoria, da série Mulheres na Música: A vasta e desconhecida atuação das mulheres na música de concerto. A atração deste domingo é um programa, na Casa Museu Ema Klabin, em São Paulo, que tem a participação de artistas como a flautista Cássia Carrascoza e a violoncelista Vana Bock e obras de Marisa Rezende, Jessie Montgomery e Keyla Orozco, além da estreia mundial de Violeta da Amazônia, de Patricia Lopes.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Harpa na ópera
As harpistas Liuba Kletsova a e Paola Baron sobem ao palco da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano no domingo para um programa no qual vão interpretar trechos de óperas de Mussorgsky, Wagner, Puccini, Tchaikovsky e Verdi. O destaque é o arranjo para duas harpas da Abertura de O guarani, de Carlos Gomes, feita por Rodrigo Morte.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Novo Mundo
A Orquestra Sinfônica Heliópolis abre no domingo sua série de apresentações no Teatro B32 com um concerto no qual vai interpretar a abertura da ópera O franco-atirador, de Weber, e a Sinfonia nº 9 – Do Novo Mundo, de Dvorák. A regência é do maestro Isaac Karabtchevsky.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.