Prepare-se: as principais atrações musicais da semana

por Redação CONCERTO 07/04/2025

Seleção do Site CONCERTO inclui concertos em Curitiba, Londrina, Porto Alegre, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Goiânia e Salvador. 

Quarta-feira, dia 9

A Sinfônica do Espírito Santo recebe a maestra Mariana Menezes e o trombonista Darrin C. Milling para apresentar Invenções brasileiras nº 1, de Juliana Ripke. O programa tem também a Sinfonia fantástica, de Berlioz.

No Teatro Cultura Artística, o pianista Amaro Freitas se une ao Percorso Ensemble para apresentação da série Música pela Cura, da Tucca. No programa, estão obras de Amaro, como Sinfonia amazônica, e Tiago Costa, Gismontiana e Monte Pascoal.

Quinta-feira, dia 10

O tenor Rolando Villazón faz recital, com repetição no dia 13, ao lado do harpista Xavier de Maistre, no Teatro Cultura Artística. O programa tem canções de autores espanhóis e latino-americanos, como Guastavino, De Falla e Alberto Nepomuceno.

A pianista Sonia Rubinsky lança no Rio o disco Goldfingers, em recital no Teatro do Copacabana Palace. No domingo, dia 13, o lançamento será na Estação CCR das Artes, no complexo Júlio Prestes, em São Paulo, pela temporada da Osesp.

Cibelle Donza rege em Campinas, no Teatro de Arena Unicamp, a Orquestra Sinfônica da Unicamp. Ela vai reger Pasárgada em noites e luzes (muitas luzes), de sua autoria, e a Sinfonia nº 3 – Eroica, de Beethoven. 

Em Goiânia, a Filarmônica de Goiás faz concerto em homenagem ao compositor Carl Nielsen. O diretor artístico e regente  titular Neil Thomson rege Saga-Drom, o Concerto para clarinete e orquestra (solos de Kevin Spagnuolo) e a Sinfonia nº 2.

Em Porto Alegre, a Orquestra do Theatro São Pedro celebra 40 anos com concerto com Evandro Matté, Antonio Carlos Borges-Cunha, Lutero Rodrigues e Fredi Gerling. O solista será Cristian Budu, no Concerto para piano de Grieg.

Fabio Mechetti rege na quinta e na sexta a Filarmônica de Minas Gerais. O destaque é Aconcagua, de Piazzolla, com solos de Hanzhi Wang. O programa tem ainda Bizet (Roma) e Rimsky-Korsakov (Capricho espanhol).

Hanzhi Wang se apresenta com a Filarmônica de Minas Gerais [Divulgação]
Hanzhi Wang se apresenta com a Filarmônica de Minas Gerais [Divulgação]

 

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina interpreta na quinta e na sexta As sete últimas palavras de Cristo na cruz, obra de Haydn que aborda a morte de Jesus. A regência é de Rossini Parucci e a narração, de Edinho Moreno.

Sexta-feira, dia 11

A maestra Priscila Bomfim faz sua estreia como regente assistente da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo com o Concerto para harpa, de Henriette Renié, com Jennifer Campbell, e a Sinfonia nº 3 – Órgão, de Saint-Säens.

A Orquestra Experimental de Repertório apresenta na Sala do Conservatório obras de Matheus Bitondi, Vivaldi e Ernst Mahler. O regente será Leonardo Labrada e o solista, na viola caipira e de chocho, César Peterna. 

A Sala Cecília Meireles, no Rio, recebe a Orquestra Petrobras Sinfônica. Com Isaac Karabtchevsky, o grupo toca as Bachianas nº 5, de Villa-Lobos (com Rosana Lamosa), e o Concerto para piano nº 2 de Brahms (com Luiz Guilherme Pozzi).

Na sexta e no sábado, em Curitiba, a Camerata Antiqua interpreta música de Jan Dismas Zelenka. A regência é de Diego Schuck Biasibetti e os solistas serão Maria Carla Pinno Cury, Cintia Graton, Maico Sant’Anna e Claudio de Biaggi.

Em Porto Alegre, a Sinfônica de Porto Alegre recebe o maestro Carlos Moreno, para concerto dedicado a Mozart (Abertura de As bodas de Fígaro e Concerto para fagote, com solos de Andrea Yurcic) e Haydn (Sinfonia nº 94 – Surpresa).

Sábado, dia 12

A Sinfônica da Bahia dedica apresentação, sob regência de Carlos Prazeres, a Shostakovich. Serão apresentadas a Abertura festival, a Sinfonia de câmara e a Sinfonia nº 10, no Cine Teatro Solar Boa Vista, em Salvador.

Na Casa Mário de Andrade, a soprano Adélia Issa e a pianista Araceli Chacon lançam, no sábado e no domingo, o disco Poemas da negra e de Macunaíma, com música de Camargo Guarnieri sobre poemas de Mário de Andrade.

A Orquestra de Câmara da USP toca com a pianista Erika Ribeiro o Concerto nº 1 de Beethoven, além da estreia de Território limítrofe, de Eduardo de Oliveira. No sábado, na USP, e no domingo, no Teatro Flavio Florence, em Santo André.

Começa no sábado, em Ouro Branco, em Minas Gerais, o Festival Matias de Oliveira Pinto, rebatizado em homenagem ao violoncelista brasileiro morto no início do ano. A programação inclui concertos, palestras, masterclasses e oficinas musicais.

Domingo, dia 13

José Soares rege a Orquestra Sinfônica do Paraná, no domingo, no Teatro Guaíra, em Curitiba. O programa tem o Concerto para piano nº 2 de Prokofiev, com solos do pianista Estefan Iatcekiw, e a Sinfonia nº 3 – Renana, de Schumann. 

Na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano a atração é o Quarteto Poesis, formado por Carolina Kliemann, Maria Angelica Cameron, Maria Luisa Cameron e Fernando Tomimura. No programa, quartetos com piano de Schumann e Brahms.


Clique aqui para acompanhar a agenda completa no Roteiro do Site CONCERTO


 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.