O Festival de Maio, importante evento dedicado à música brasileira organizado por Celina Szrvinsk, chega este mês ao seu terceiro módulo, com dois recitais na Sala Sérgio Magnani da Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte.
No dia 20, acontece o lançamento do primeiro volume da coleção Memória da Música Brasileira, com obras de Edino Krieger, Aylton Escobar, Ronaldo Miranda, Almeida Prado e Ernst Mahle.
A coleção, idealizada pelos pianistas Miguel Rosselini e Celina Szrvinsk, tem como objetivo registrar, com múltiplos intérpretes, facetas da produção musical brasileira, revisitando o passado, registrando o presente e, assim, forjando um caminho para o futuro: afinal, como diz no encarte Igor Reyner, “música é movimento”.
O primeiro lançamento, com interpretações de Cassia Lima, Dilson Florencio, Rosselini e Alexandre Barros, traz, de Almeida Prado, a Sonata para flauta e piano e 230 East 51st, New York, para saxofone e piano. As duas são obras dos anos 1980, assim como Fantasia de Ronaldo Miranda. De Ernst Mahle, foi gravada a Sonata para oboé e piano, dos anos 1960; de Edino Krieger, a Sonata para flauta e piano, dos anos 1940; e, de Aylton Escobar, Último parágrafo para oboé e piano, de 2018.
Já no dia 26, um concerto marca as celebrações pelos aniversários de Claudio Santoro e Ernst Mahle. O programa inclui a estreia do Trio para piano, violoncelo e violino de Igor Maia, recém-ingressado no quadro de professores de composição da UFMG, dedicado a Mahle.
Participam da apresentação músicos como os pianistas Alice Belém, Elisa Galeano, Gabriel Oliveira, Ludmila Cunha e Rosiane Lemos; o violoncelista Adonhiran Reis, o clarinetista Iura de Rezende, o violoncelista Eduardo Swerts, o violinista Rodrigo de Oliveira e o percussionista Charles Augusto Braga.
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia mais
Notícias Ópera ‘Lídia de Oxum’ volta aos palcos, 25 anos depois
Notícias Debate discute ópera no Brasil e anuncia Manaus como sede de evento da OLA
Notícias ‘A viúva alegre’ encerra temporada lírica do Theatro Municipal de São Paulo
Notícias Osesp abre récita extra da ‘Nona’ de Beethoven