Sinfônica da Unicamp realiza simpósio sobre identidade brasileira

por Redação CONCERTO 24/10/2021

Acontece na próxima terça e quarta-feira, dias 26 e 27 de outubro, a segunda edição do Simpósio Identidade Brasileira na Música de Concerto, evento on-line e gratuito organizado pela Orquestra Sinfônica da Unicamp em parceria com o Ciddic (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural). Serão realizados debates e palestras com o objetivo de “refletir sobre as diversas brasilidades da música de concerto nacional e os caminhos para sua difusão”. De acordo com a idealizadora do evento, a regente e diretora artística da OSU Cinthia Alireti, a nova edição irá reunir criadores, intérpretes, gestores, pesquisadores e embaixadores da música brasileira que atuam em diversas partes do Brasil.

A abertura e o encerramento do simpósio tratam de dois compositores cujas obras transitam entre o erudito e o popular: Ernesto Nazareth, em palestra do Prof. Dr. Cacá Machado, e a compositora Clarice Assad, que será entrevistada.

As mesas de debates abordam temas como ingredientes e identidade da nossa música de concerto e ópera, sonoridade do português do Brasil, mercado musical e outros. Entre os participantes estão músicos, acadêmicos e profissionais como Paulo Castagna, Fernando Hashimoto, Antonio Francisco de Sales Padilha, Jônatas Manzolli, Antônio Borges-Cunha, Rodrigo Lima, Silvia de Lucca, Denise Garcia, Nailse Machado, Isabela Sekeff, Juliana Starling, Malú Mestrinho, Ivenise Nitchepurenco, Angelo José Fernandes, Ana Flávia Cabral Souza Leite, Fabio Cury, Rubens Russomanno Ricciardi, Abel Rocha, Alexandre Guerra, João Macdowell, Paulo Aragão, Paulo Zuben, Gabriel Rhein-Schirato, João Luiz Sampaio, Leonardo Martinelli, Livia Sabag, Homero Velho e a própria Cinthia Alireti 

O evento terá transmissão direta pelo canal do YouTube da OSU.

Clique aqui para mais informações e inscrições 

(dreamstime, Luckydoor)
(dreamstime, Luckydoor)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.