A Orquestra Sinfônica de Santo André lança um novo projeto ligado ao momento de pandemia. Trata-se do documentário Trilogia trancafiada, assinado por Luisa Almeida e feito com a participação dos músicos da orquestra.
O objetivo foi expressar artisticamente sentimentos experienciados desde o mês de março por meio de três curtas-metragens: Ansiedade, Adaptação e Acolhimento. Segundo a orquestra, Luísa Almeida “atuou como uma compositora”. “Assim como o compositor organiza notas musicais no tempo e as distribui pelos timbres de uma orquestra, Luísa estabeleceu um conjunto de ações visuais específicas, realizadas pelos músicos, organizando-as numa montagem rica de sentidos e significados.”
Os músicos foram orientados quanto ao que deveriam registrar, englobando práticas rotineiras durante o período de isolamento social: retirar instrumentos da caixa, realizar a manutenção dos instrumentos, desmontar os instrumentos, dedicar-se a hobbys, registrar objetos e lugares da casa e filmar a vista de suas janelas.
Os três episódios da trilogia nascem desse material em diálogo com imagens de concertos do grupo e de outros projetos realizados durante a pandemia.
Leia mais
Notícias Osesp anuncia concertos até o final de agosto
Notícias Corpos artísticos do Teatro Amazonas retomam programação
Notícias GRU Sinfônica retoma série de concertos ao vivo
Revista CONCERTO Visão de futuro: entrevista com Olaf Maninger
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.