O maestro Thierry Fischer, diretor musical da Osesp, é o destaque da edição de dezembro da Revista CONCERTO. Ele conversou com João Luiz Sampaio sobre seus planos para o grupo e sobre suas visões a respeito do trabalho do regente. “Eu tenho uma visão muito clara a respeito do que pode ser a identidade sonora da Osesp. Eu tenho uma visão muito clara para a Osesp. Acho que ela já transparece na temporada 2024 e, acredite, ficará ainda mais evidente em 2025”, diz. “Que som é esse? Um som que ainda vamos ter que criar juntos. Eu não sou um técnico de futebol, com a prancheta na mão indicando o que cada jogador deve fazer, visando um objetivo. Tudo o que fizermos, faremos juntos. O diretor musical é um líder, mas um líder não está isolado, não pode de forma alguma se isolar.”
Na seção Em Conversa, Irineu Franco Perpetuo conversou com o violoncelista Antonio Meneses. Neste mês, ele estreia o Concerto de André Mehmari com a Filarmônica de Minas Gerais e lança dois discos, um com o pianista Cristian Budu e outro com as suítes para violoncelo de Bach. “Para o violoncelo, essas suítes são de uma enorme dificuldade – não para tocar. Muitas delas estão no começo do estudo do violoncelo. A primeira suíte o pessoal começa a tocar depois de um ou dois anos de estudo do instrumento. O negócio é tocar bem, tocar direito, tocar como a obra tem de ser tocada. E isso requer muito, muito estudo”, afirma o músico.
Em Palco, Amanda Queirós falou com as sopranos Rosana Lamosa, Camila Provenzale e Eiko Senda sobra Maria Callas: as três vão se apresentar em concerto no Theatro Municipal de São Paulo para celebrar o centenário da cantora.
Com encomendas feitas por diferentes instituições musicais brasileiras, a compositora Juliana Ripke desponta no cenário da criação musical brasileira e conversou com Camila Fresca sobre seu trabalho. “Quero me firmar como compositora sem precisar provar que sou competente porque sou mulher”, diz ela, que terá uma cantata estreada este mês pela Orquestra Ouro Preto.
Luciana Medeiros aborda a música para o Natal, conversando com artistas e apresentando o repertório que será apresentado ao longo de todo o mês.
A edição de dezembro traz detalhes sobre as temporadas 2024 do Theatro Municipal de São Paulo, que terá sete óperas, e da Dellarte.
Leia ainda as colunas de Júlio Medaglia (sobre os 90 anos de Berenice Menegale), João Marcos Coelho (a respeito de lançamento da coleção Música do Brasil com obras de Edino Krieger) e Jorge Coli (sobre a ópera A voz humana, de Poulenc).
Na Revista CONCERTO você encontra ainda notícias e se informa sobre outros eventos e sobre os principais lançamentos de CDs e livros do mês. Não perca também todas as informações sobre a programação do mês no Roteiro Musical.
A versão digital completa da edição impressa já está disponível no Site CONCERTO (clique aqui), com acesso integral para assinantes. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br.
Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a nossa promoção. Assine on-line no próprio Site CONCERTO clicando aqui.
Leia a Revista CONCERTO e fique por dentro de tudo que se passa no mundo da música clássica. Escolha o seu programa e participe com a gente da temporada musical de sua cidade!
Leia também
Notícias Pianista Mattheus Versiani, de 21 anos, vence o Prelúdio 2023, por Amanda Queirós
Notícias Prepare-se: os principais destaques da agenda da semana
Notícias Instituto Italiano de Cultura promove turnê para celebrar centenário de Maria Callas
Crítica Kristine Opolais encerra temporada da Cultura Artística com fama, fardo e volume, por Márvio dos Anjos
Crítica ‘Navio Fantasma’ faz passeio pelo tempo em produção inspirada no mundo dos quadrinhos, por João Luiz Sampaio
Opinião Abaixo as efemérides!, por João Marcos Coelho
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.