Tom Borrow inicia integral dos concertos para piano de Beethoven com a Osesp

por Redação CONCERTO 09/05/2024

“Tocar o Concerto nº 4 de Beethoven com o maestro Thierry Fischer e a Osesp, em minha última visita a São Paulo, foi uma experiência maravilhosa! A orquestra é realmente dedicada e os músicos são muito receptivos e calorosos”, disse o pianista Tom Borrow em entrevista publicada na Revista CONCERTO de maio.

Para a orquestra, a sensação, ao que tudo indica, foi a mesma. Tanto que o grupo convidou Borrow para realizar, em 2024 e 2025, a integral dos concertos para piano de Beethoven, mais uma vez com Fischer. Se levarmos em consideração que a música da primeira Escola de Viena é um dos eixos da atual temporada, e da construção da relação entre Fischer e seus músicos, é um convite significativo.

Nos dias 9, 10 e 11, Borrow toca o Concerto nº 1; nos dias 16, 17 e 18, o Concerto nº 2; e, nos dias 23, 24 e 25, o Concerto nº 3 (o quarto e o quinto ficaram para 2025). No primeiro programa, a Osesp toca ainda Central Park no escuro, de Ives, Uirapuru, de Villa-Lobos, e Amériques, de Edgar Varése. No segundo, Umoja, de Valerie Coleman, e a Sinfonia alpina, de Richard Strauss. E, no terceiro, a Sinfonia nº1, Titã, de Mahler.

“Os concertos de Beethoven estão, estiveram e sempre estarão em uma das mais importantes ‘prateleiras’ de um pianista. Eles são, claro, muito diferentes entre si – cada um é seu próprio mundo. É muito difícil escolher um favorito, mas, ultimamente, tenho me sentido mais próximo do Concerto nº 3”, contou Borrow a Júlia Tygel na entrevista publicada na CONCERTO. 

Borrow também faz, no domingo, 12, um recital ao lado de músicos da Osesp: os violinistas Emmanuele Baldini e Sung Eun Cho, a violista Sarah Pires e a violoncelista Jon Doo Doh. No programa, o Quinteto para piano e cordas nº 2 op. 81 de Dvorak.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Revista CONCERTO
Começo arrebatador: uma conversa com Tom Borrow, por Júlia Tygel
Notícias Obra de Felipe Lara chega à final do Prêmio Pulitzer de música
Notícias Ospa anuncia cancelamento dos concertos do mês de maio
Crítica Vocalmente sólida, musicalmente convincente e plasticamente bela, por Irineu Franco Perpetuo

Tom Borrow durante ensaio na Sala São Paulo [Reprodução/Instagram Osesp]
Tom Borrow durante ensaio na Sala São Paulo [Reprodução/Instagram Osesp]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.