Xian Zhang rege Schumann e Brahms à frente da Osesp

por Redação CONCERTO 26/08/2021

O ano era 1883 e, em uma carta a seu editor, o compositor Antonin Dvorák contava sobre um recente encontro com Johannes Brahms:

“Você sabe, claro, o quão reticente ele é até mesmo com seus mais queridos amigos e músicos no que diz respeito a seu trabalho, mas comigo isso não acontecia. Quando pedi a ele para ouvir algo de sua nova sinfonia, ele imediatamente se prontificou e tocou o primeiro e o último movimentos. Digo se exageros que essa obra ultrapassa suas duas primeiras sinfonias. Se não, talvez, em grandiosidade e na força da concepção, então certamente em beleza (...). Que melodias magníficas há a serem descobertas!”

Dvorák referia-se à Sinfonia nº 3, que abre o programa que a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo apresenta hoje, dia 26, e nos dias 27 (com transmissão) e 28. Os concertos contam ainda com a Sinfonia nº 4 de Schumann.

A regência é da maestrina chinesa Xian Zhang, atual diretora da Orquestra Sinfônica de Nova Jersey, nos Estados Unidos, e regente emérita da Orquestra Sinfônica Giusepp Verdi de Milão, além de atuar à frente de orquestras como a Filarmônica de Nova York, a Staatskapelle Dresden e a Sinfônica da BBC do País de Gales.

A temporada da Osesp continua, após a pausa de uma semana, nos dias 9, 10 e 11 com a presença do maestro Neil Thomson e do violonista Fabio Zanon. O programa começa com a Abertura Egmont, de Beethoven, e em seguida será apresentado o Concerto para violão, de Francisco Mignone.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também:
Notícias
Cursos CLÁSSICOS lançam programação de setembro
Notícias Filarmônica de Minas Gerais apresenta obras de Saint-Saëns e Schumann
Notícias Produtora inicia filmagens de longa sobre Joseph Bologne
Notícias Warner lança última gravação do pianista José Feghali
Acervo CONCERTO A vida de Johannes Brahms
Acervo CONCERTO A vida de Robert Schumann

A maestrina Xian Zhang durante ensaio na Sala São Paulo [Divulgação]
A maestrina Xian Zhang durante ensaio na Sala São Paulo [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.