O compositor Jacques Offenbach ganhou enorme fama em sua época com a criação de operetas que movimentavam a cena musical francesa. As obras tinham características especiais: as histórias, muitas vezes absurdas, serviam de sátira tanto à tradição do gênero operístico quanto a acontecimentos políticos de sua época.
É o caso de Ba-ta-clan, seu primeiro grande sucesso, estreada em 1855 em Paris. A obra se passa em um hipotético reino de Ché-i-no-or, nos jardins do palácio do imperador Fè-ni-nan, onde uma série de conspiradores descobrem ser, na verdade, franceses.
A opereta será apresentada pelos artistas da Academia de Ópera do Theatro São Pedro e da Orquestra Jovem do Theatro São Pedro, com direção musical de André dos Santos e direção cênica de Rogério Tarifa.
“Esse é talvez o maior desafio para os jovens da Academia de Ópera como cantores-atores: um controle muito grande do corpo e da técnica vocal, da dicção e articulação, da imaginação e criatividade. O público pode esperar um espetáculo dinâmico, divertido, engraçado e engajado”, diz Santos.
No elenco, estão nomes como Giulia Moura, Janaina Lemos, Felipe Bertol, Francisco Garrido, Isaque Oliveira e Guilherme Guimenes. O espetáculo estreia no dia 8 e terá reapresentações nos dias 9 e 10; no dia 7, haverá ensaio aberto com transmissão pelo YouTube do Theatro São Pedro.
Artistas da Academia de Ópera também se apresentam no dia 16, em programa dedicado ao repertório de canções, com destaque para obras de Strauss, Nepomuceno, Villa-Lobos, Brahms, Debussy, Fauré, Schubert, Guarnieri, Mahler e Poulenc.
Leia também
Notícias Mostra do Cine Humberto Mauro de Belo Horizonte propõe diálogo entre cinema e ópera
Notícias Osesp lança temporada 2022 com celebração pelos 100 anos da Semana de Arte Moderna
Notícias Orquestra das Américas abre inscrições para academia virtual
Notícias Hugo Pilger e Ney Fialkow concorrem ao Grammy Latino com disco dedicado a Claudio Santoro
Crítica Um compositor extraordinário, por João Marcos Coelho
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.