Um triângulo amoroso entre uma jovem violoncelista, o sedutor Juan – e um violoncelo.
É esse o ponto de partida para a Operita Violoncello, do compositor Arthur Barbosa sobre libreto de Álvaro Santi, que estreia no Theatro São Pedro de Porto Alegre no dia 13 de julho.
A obra foi escrita para um conjunto de violoncelos, acompanhado de percussão. “Eu me inspirei na música da América Latina, pelo fato da trama se passar em um país qualquer deste continente. O público pode esperar uma musicalidade envolvente, com muito tango e ritmos do sul do Brasil, com a milonga”, diz o compositor.
Participam da montagem, que tem direção cênica de Jacqueline Pinzon, a mezzo soprano Angela Diel, o baixo Daniel Germano e o bailarino Raul Voges.
"Não que me furtei a contar a história, mas não revelo todas as particularidades de imediato, vou com calma, no andamento da música, por assim dizer. Assim, encenar Operita Violoncello, para mim, é jogar alguma luz (ou mesmo alguma sombra) sobre algo que já está lá e que talvez não tenha ainda se dado a ver ou sentir. Porém, encenar esta ópera pode ser, igualmente, escolher um caminho original e impensado para viabilizar o encontro entre o espectador e a obra”, diz a diretora.
Para Barbosa, “Porto Alegre precisa de óperas e a gente carece, também, de apoio”. “Então, quanto mais iniciativas surjam, mais temos que louvá-las, agradecer e pedir para que se mantenham e que as pessoas apoiem. É muito importante que nesse momento, em que a produção de óperas está em baixa, eu possa contribuir com uma obra de minha autoria. É um prazer fantástico", explica.
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Pesquisa: apenas 5% das peças apresentadas em todo o mundo foram escritas por mulheres
Notícias Prepare-se: vinte e três concertos e óperas para ver ao vivo ou na internet
Notícias Em nova ópera, Kaija Saariaho aborda assassinato em escola
Notícias Duo Siqueira Lima celebra aniversário com aula e concerto
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.