Duas novas óperas, apresentadas no mesmo palco. Simultaneamente

por Redação CONCERTO 07/02/2025

O Teatro Hermilo Borba Filho, em Recife, recebe neste final de semana apresentações da Ópera do Claustro, criação conjunta de dois artistas. Armando Lobo escreveu Artista da fome; e Victor Luiz, Desachados e perdidos. Importante: as duas obras serão apresentadas simultaneamente e no mesmo espaço físico. Segundo os autores, “a performance alternará momentos de simultaneidade, fusão e intercalação entre as duas obras, em uma convulsão narrativa que concilia lirismo e terror”. 

Ópera do Claustro não utiliza um cenário convencional, mas, sim, uma instalação visual a cargo do artista paraibano Marcelo Coutinho. Alguns espectadores serão convidados a assistir ao espetáculo dentro da cena, como participantes ação. A instalação foi concebida a partir das imagens de uma jaula e de um ônibus, que representam o conceito de “claustro”. 

Artista da Fome é baseada em conto de Franz Kafka e, segundo Lobo, “amplifica de forma fantástica os anseios imateriais do artista”. “A ópera põe em cena o espetáculo grotesco de uma artista esquálida que, dentro de uma jaula, expõe seu jejum ao público durante muitos dias. A exibição é organizada por um empresário amoral, que fiscaliza a jejuadora, assegurando a todos que a moça não está ingerindo nada, a não ser água em um minúsculo copo de barro.”

Desachados e perdidos é uma ópera de caráter ao mesmo tempo social e mágico. “Reflete poeticamente sobre o tempo desperdiçado devido à precariedade do transporte público no Brasil. O enredo soma canções de lamento por subjetividades contrastantes, incluindo o próprio ônibus como personagem/sujeito.”

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias 
Maestro Daniel Barenboim comunica que sofre do Mal de Parkinson
Notícias Violoncelista Matias de Oliveira Pinto morre em acidente automobilístico 
Notícias Série documental mostra rotina dos bolsistas do Festival de Inverno de Campos do Jordão
Notícias Compositora mexicana Gabriela Ortiz é principal vencedora das categorias de música clássica do Grammy
Opinião ‘Ponteios’ de Guarnieri são novo marco na carreira da pianista Karin Fernandes, por Nelson Rubens Kunze

Armando Lôbo e Victor Luiz, autores de 'Ópera do Claustro' [Divulgação]
Armando Lôbo e Victor Luiz, autores de 'Ópera do Claustro' [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.