A 23ª edição do Festival Amazonas de Ópera será realizada, de forma on-line, entre os dias 6 e 20 de junho, com a estreia de três óperas encomendadas pelo evento, além de recitais, debates e masterclasses.
A abertura acontece no dia 6, com a estreia de Três minutos de sol, ópera de Leonardo Martinelli com libreto de João Luiz Sampaio. A obra aborda a relação entre três jovens durante o isolamento social provocado pela pandemia e foi filmada em Manaus e em São Paulo.
A segunda ópera da programação será O corvo, de Eduardo Frigatti, inspirada na história de Edgar Allan Poe, com transmissão no dia 13 de junho.
E a terceira encomenda é Moto contínuo, de Piero Schlochauer, com libreto do próprio compositor em parceria com Beatriz Porto e Isabela Pretti. A apresentação acontece no dia 20 de junho, encerrando o festival.
A ênfase da programação está na música brasileira. Além das óperas, o festival também encomendou obras de câmara para compositores como Fernando Riederer, Tatiana Catanzaro, Laiana Oliveira e Vinicius Giusti. Elas estarão presentes em recitais que serão realizados nos dias 11, 12, 14, 15, 18 e 19.
Já nos dias 7, 9, 10, 16 e 17 serão apresentadas canções de compositores como Carlos Gomes, Ronaldo Miranda, João Guilherme Ripper, Chiquinha Gonzaga, Almeida Prado e Ernani Aguiar, entre outros.
Em entrevista no ano passado, durante a preparação da programação, o maestro Luiz Fernando Malheiro, diretor artístico do festival, explicou que pareceu importante abrir mais do que nunca o espaço para os artistas brasileiros – uma forma de movimentar a cadeia produtiva do setor no Brasil, que sofreu com a paralisação das atividades.
Além das apresentações, o Festival Amazonas vai realizar três webinários, com transmissão ao vivo. No dia 6, o tema é A ópera hoje, no Brasil e no mundo; no dia 8, Teatros de Ópera e a Economia Criativa no Brasil e na América Latina; e, no dia 12, A profissão do compositor erudito no Brasil: formação, divulgação, interesse, futuro.
As masterclasses vão acontecer nos dias 16 e 18; o festival também criou uma série de vídeos educativos sobre ópera a serem exibidos para estudantes.
Leia também
Textos Ópera fora do palco, por João Luiz Sampaio
Notícias Programa Arte de Toda Gente faz mapeamento de projetos sociais
Notícias eFestival abre inscrições para categorias Instrumental e Canção
Notícias Fundação Maria Luisa e Oscar Americano anuncia temporada
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.