Festival de Ópera de Pernambuco resgata ‘A Compadecida’, de José Siqueira

por Redação CONCERTO 04/08/2022

Uma apresentação da ópera A Compadecida abre nesta quinta-feira, dia 4, a terceira edição do Festival de Ópera de Pernambuco, realizado pela Academia de Ópera e Repertório e a Sinfonietta UFPE, com direção artística de Wendell Kettle.

A Compadecida foi escrita por José Siqueira a partir de texto de Ariano Suassuna e a partitura passou por um processo de restauração, como afirma Kettle.

“Foi realizado um trabalho minucioso de recuperação da partitura por uma equipe de editores. A ópera foi apresentada uma única vez em 1961 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, por isso temos, praticamente, uma reestreia dela. Com a partitura recuperada, temos a esperança de que teatros de ópera pelo Brasil e mesmo no exterior, assim como outras universidades que têm projetos de fomento à ópera, possam se interessar em montar a obra”, diz Kettle.

O festival também trabalhou na recuperação da ópera Il Maledetto, do compositor Euclides Fonseca, que também será apresentada no festival. “Dela restou apenas uma orquestração da abertura da ópera. A parte cantada possui, no manuscrito, apenas o acompanhamento do órgão. Fizemos então uma orquestração para obra completa buscando seguir, o mais fiel possível, o estilo do compositor Euclides Fonseca", conta o maestro.

A programação inclui ainda apresentações de Cavalleria rusticana, de Mascagni, além de masterclasses com o barítono Daniel Germano.

Clique aqui para ver mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias
 Percussionista Andressa Daniella Santos vence Prêmio Eleazar de Carvalho
Notícias Osesp apresenta concertinos de Francisco Mignone na Sala São Paulo
Notícias Cinquenta anos do Projeto Aquarius são celebrados com concerto no Rio de Janeiro
Crítica Jakub Józef Orlínski fascina plateia da Sala São Paulo em recital memorável, por Irineu Franco Perpetuo

Cena da montagem de 'A Compadecida' [Divulgação/Diego Cruz]
Cena da montagem de 'A Compadecida' [Divulgação/Diego Cruz]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.