Instituto Italiano de Cultura promove turnê para celebrar centenário de Maria Callas

por Redação CONCERTO 27/11/2023

Uma turnê da soprano Angela Papale com o maestro Fabio Marra, promovida pelo Instituto Italiano de Cultura, vai celebrar a partir desta semana o centenário de Maria Callas, que se completa no dia 2 de dezembro.

Papale foi aluna de nomes como Magda Olivero, Paolo Montarsolo e Fiorenza Cossotto, e tem desenvolvido carreira importante na Itália, na ópera e em recitais de canções e árias, nos quais tem como parceiro Marra.

A primeira apresentação, no dia 1º, acontece em São Paulo, no Teatro Sérgio Cardoso. Em seguida, o duo segue para o Rio de Janeiro (Theatro Municipal, dia 5); Curitiba (Capela Santa Maria, dia 6); Belo Horizonte (Sala Minas Gerais, dia 10); Porto Alegre (Theatro São Pedro, dia 12); e Recife (Teatro do Parque, dia 16).

O programa começa com ópera, evocando papeis importantes da trajetória de Callas. Papale canta a ária Morrò, ma prima in grazia, de Um baile de máscaras, de Verdi; Quel sangue versato, de Roberto Devereux, de Donizetti; Sola, perduta, abbandonata, de Manon Lescaut, Vissi d’arte, da Tosca, e Un bel dì vedremo, de Madame Butterfly, todas de Puccini; La mamma morta, de Andrea Chenier, de Giordano; e Son pochi fiori, de L’Amico Fritz, de Mascagni.

O encerramento do programa se dá com uma seleção de canções: de Puccini, os músicos interpretam Due Romanze; e, de Tosti, Se tu non torni, Malìa e Baciami!

Maria Callas é uma das grandes vozes da história da ópera. Soprano de grande vocação dramática, dotada de uma excepcional extensão vocal e timbre particular, foi protagonista de uma época de ouro da ópera italiana, não apenas por suas interpretações mas também pela forma como ajudou a revelar um repertório esquecido.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias 
Thierry Fischer é destaque da edição de dezembro da Revista CONCERTO
Notícias Pianista Mattheus Versiani, de 21 anos, vence o Prelúdio 2023, por Amanda Queirós
Notícias Prepare-se: os principais destaques da agenda da semana
Crítica Kristine Opolais encerra temporada da Cultura Artística com fama, fardo e volume, por Márvio dos Anjos
Crítica ‘Navio Fantasma’ faz passeio pelo tempo em produção inspirada no mundo dos quadrinhos, por João Luiz Sampaio
Opinião Abaixo as efemérides!, por João Marcos Coelho

Fabio Marra e Angela Papale [Divulgação]
Fabio Marra e Angela Papale [Divulgação]
Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.