Uma turnê da soprano Angela Papale com o maestro Fabio Marra, promovida pelo Instituto Italiano de Cultura, vai celebrar a partir desta semana o centenário de Maria Callas, que se completa no dia 2 de dezembro.
Papale foi aluna de nomes como Magda Olivero, Paolo Montarsolo e Fiorenza Cossotto, e tem desenvolvido carreira importante na Itália, na ópera e em recitais de canções e árias, nos quais tem como parceiro Marra.
A primeira apresentação, no dia 1º, acontece em São Paulo, no Teatro Sérgio Cardoso. Em seguida, o duo segue para o Rio de Janeiro (Theatro Municipal, dia 5); Curitiba (Capela Santa Maria, dia 6); Belo Horizonte (Sala Minas Gerais, dia 10); Porto Alegre (Theatro São Pedro, dia 12); e Recife (Teatro do Parque, dia 16).
O programa começa com ópera, evocando papeis importantes da trajetória de Callas. Papale canta a ária Morrò, ma prima in grazia, de Um baile de máscaras, de Verdi; Quel sangue versato, de Roberto Devereux, de Donizetti; Sola, perduta, abbandonata, de Manon Lescaut, Vissi d’arte, da Tosca, e Un bel dì vedremo, de Madame Butterfly, todas de Puccini; La mamma morta, de Andrea Chenier, de Giordano; e Son pochi fiori, de L’Amico Fritz, de Mascagni.
O encerramento do programa se dá com uma seleção de canções: de Puccini, os músicos interpretam Due Romanze; e, de Tosti, Se tu non torni, Malìa e Baciami!
Maria Callas é uma das grandes vozes da história da ópera. Soprano de grande vocação dramática, dotada de uma excepcional extensão vocal e timbre particular, foi protagonista de uma época de ouro da ópera italiana, não apenas por suas interpretações mas também pela forma como ajudou a revelar um repertório esquecido.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Thierry Fischer é destaque da edição de dezembro da Revista CONCERTO
Notícias Pianista Mattheus Versiani, de 21 anos, vence o Prelúdio 2023, por Amanda Queirós
Notícias Prepare-se: os principais destaques da agenda da semana
Crítica Kristine Opolais encerra temporada da Cultura Artística com fama, fardo e volume, por Márvio dos Anjos
Crítica ‘Navio Fantasma’ faz passeio pelo tempo em produção inspirada no mundo dos quadrinhos, por João Luiz Sampaio
Opinião Abaixo as efemérides!, por João Marcos Coelho
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.