Apresentação do dia 30, domingo, será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul
Após uma récita fechada na quinta-feira, dia 27, que marcou a inauguração do Teatro Simões Lopes Neto, elemento final do complexo cultural Multipalco Eva Sopher, localizado no centro histórico da capital do Rio Grande do Sul, estreia hoje, dia 29, para o público uma nova montagem da ópera Turandot, de Puccini, assinada por Flavio Leite.
A direção musical é de Carlos Vieu, à frente da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. A récita do dia 30, domingo, será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul, uma das realizadoras do espetáculo.
“Turandot se confunde com o conceito de ópera. É uma obra grandiosa, com grandes coros, solistas e uma orquestra com um protagonismo gigantesco. É um título muito popular que mostra, de certa maneira, todas as possibilidades desse novo espaço. Queremos ver como soa”, afirma Flavio Leite em entrevista publicada na edição de março da Revista CONCERTO.
Ele conta que, na montagem, procurou pensar a trajetória humana de cada personagem. “É uma opera obviamente passada na China imperial, mas na minha versão ela é mais inspirada no Oriente, não necessariamente na China, através da linguagem de cenários, figurinos, projeções. O ponto de partida, para mim, é essa problemática geracional de abusos contra as mulheres da família imperial que a Turandot representa e toda essa história dela com os pretendentes, por um grande trauma familiar, por sua avó ter sido morta pelo marido estrangeiro. Estou partindo disso, da tentativa de desobstrução dos caminhos do amor nessa família”, explica o diretor.
A produção conta com artistas como Eiko Senda, Marly Montoni, Enrique Bravo, Giovanni Marquezeli, Gabriella Pace, Rosimari Oliveira e Daniel Germano, entre outros.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Festival Amazonas de Ópera é destaque da edição de abril da Revista CONCERTO
Notícias Pollyana Santana e Wilken Silveira vencem 23º Concurso Maria Callas
Notícias Ludmilla Bauerfeldt interpreta canções de Alma Mahler com a Osusp
Opinião No centenário de Pierre Boulez, uma nova, e radical, visão sobre sua arte, por João Marcos Coelho
![Cena da produção de 'Turandot', de Puccini [Divulgação/Vitoria Proença]](/sites/default/files/inline-images/w-turandot_vitoria_proenca.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.