Divertida comédia de Donizetti, Viva la mamma – as conveniências e inconveniências teatrais ganha produção no Theatro São Pedro de São Paulo nos dias 16, 17, 18 e 19 – a última récita terá transmissão pela internet.
A ópera, de 1827, é uma sátira do mundo teatral e narra a história de uma companhia que tenta montar uma ópera. O texto brinca com convenções do gênero: a tradição de ter cantoras interpretando papeis masculinos, por exemplo, é invertida, com a presença de um barítono interpretando a Mamma da história.
“São comportamentos de pessoas que ali, naquele contexto, pensam cada um muito mais por si do que na obra como um todo. E Gaetano Donizetti faz isso de forma muito divertida”, explica Julianna Santos, referindo-se ao modo como o compositor brinca com o universo da ópera. “Não tem ninguém que pense no coletivo. E nós tentamos colocar isso na encenação.”
O cenário de Giorgia Massetani tem portas que levam a lugar nenhum. “Qualquer personagem pode entrar por qualquer porta, e essas estruturas vão se desmontando durante o espetáculo no sentido de criar um ambiente cada vez mais confuso, onde esses egos, essas individualidades, não permitem que o conjunto se realize, que se chegue a algum lugar”, descreve a diretora. “Temos um diálogo com o mundo atual pensando justamente que o coletivo faz cada vez mais sentido hoje do que somente as individualidades”, afirma a diretora cênica.
Participam do espetáculo a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro e os cantores da Academia de Ópera do Theatro São Pedro, além de artistas convidados.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Prepare-se: treze destaques da programação da semana
Notícias Maestra Alba Bomfim será a nova regente titular da Orquestra Experimental de Repertório
Notícias Festival Vermelhos realiza em julho sexta edição com clássicos e MPB
Notícias Maestro Gil Jardim é o novo diretor da Orquestra Sinfônica da USP
Opinião Ataque à Lei Rouanet ameaça atividades culturais, por Nelson Rubens Kunze
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.