Uma das obras mais importantes da música americana no século XX, West Side Story, de Leonard Bernstein, ganha a partir do dia 8 uma nova produção no Theatro São Pedro, sob a direção de Claudio Botelho, Charles Möeller e Cláudio Cruz e com texto em português.
A peça foi criada nos anos 1950 por Bernstein em parceria com Jerome Robbins, o dramaturgo Arthur Laurents, responsável pelo argumento do libreto, o empresário Harold Prince e o letrista Stephen Sondheim.
West Side Story é uma adaptação da história de Romeu e Julieta, de Shakespeare, transposta para a Nova York do final da década de 1950. Capuletos e Montéquios transformam-se em representantes de gangues americana e porto-riquenha, cuja briga se mistura à história de amor dos jovens Tony e Maria.
“Escrita em dois atos e com quase todos os personagens adolescentes, West Side Story trouxe inovações que assinalaram um ponto de virada no teatro musical”, escreve a jornalista Camila Fresca em texto publicado na edição de julho da Revista CONCERTO [acesso exclusivo para assinantes].
“À música sofisticada, que incluía dimensões mais amplas da canção, além de contrapontos complexos, somou-se um tema candente à época, focado em problemas sociais. Outra inovação bancada pela equipe foi contratar cantores, atores e dançarinos bastante jovens, a maioria estreando profissionalmente. O objetivo, segundo Bernstein, era obter o maior realismo possível. O compositor ficou bastante satisfeito com o resultado: ‘É inacreditável – quarenta adolescentes arrasam no palco! Quarenta adolescentes que nunca cantaram antes cantam agora contrapontos de cinco vozes e com um som magnífico! Toda a observação, a agonia, o adiamento e a reescrita valeram a pena’, escreveu”, completa Fresca.
O espetáculo, com a participação da Orquestra do Theatro São Pedro, terá um grande número de récitas, que serão realizadas semanalmente, de terça a domingo, entre os dias 8 de julho e 7 de agosto.
Clique aqui para ver mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Canto Mozarteum realiza primeira edição em São Paulo com maestro Rolf Beck
Notícias Cultura turbina economia em pelo menos 60%, por Nelson Rubens Kunze
Notícias Prepare-se: quinze destaques da programação da semana
Opinião Jan Swafford: prazer e emoção como introduções à música clássica, por Camila Fresca
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.