Rebecca Tong, maestra residente da Orquestra Sinfônica de Jacarta, na Indonésia, venceu a primeira edição da Competição La Maestra, apenas com mulheres como concorrentes, realizado na última semana em Paris.
A segunda colocada foi a inglesa Stephanie Childress e a terceira, a colombiana Lina Gonzales-Granados. A venezuelana Gladysmarli Vadel Glass Marcano recebeu prêmio especial oferecido pelos músicos da orquestra.
La Maestra surgiu da parceria entre a Orquestra Mozart de Paris e a Philharmonie de Paris, com o objetivo de “oferecer maior apoio e visibilidade a mulheres regentes, em um mercado ainda dominado por homens”. Segundo os dados levantados pelo concurso, apenas 96% dos regentes contratados para reger na França são homens.
Ao todos, duzentas concorrentes de 51 países se inscreveram no concurso, cujo júri foi presidido por Ewa Bogusz-Moore, diretora da Orquestra da Rádio Nacional Polonesa, e teve entre seus integrantes Marin Alsop e Nathalie Stutzmann. As dozes finalistas, após a prova, passam a integrar agora uma academia na qual receberão orientações de regentes de todo o mundo durante um período de 12 semanas.
Durante a competição, as concorrentes tiveram que apresentar, além de obras do repertório tradicional, duas peças encomendadas especialmente para o evento: Humus, de Alexandra Grimal, e Was Beethoven African, de Fabio Vacchi.
Leia mais
Notícias Prepare-se: os destaques da semana
Notícias Projeto de restauração de óperas concorre a emenda parlamentar
Notícias Festival Amazonas terá edição digital em novembro
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.