Flautista baiano egresso do Neojiba vence concurso da Abraf 

por Redação CONCERTO 28/07/2020

O flautista baiano Jonadabe Batista, de 19 anos, foi o principal vencedor do primeiro concurso virtual da Abraf, Associação Brasileira de Flautistas. Ele ganhou o primeiro lugar em três categorias: Primeiro ciclo, Melhor intérprete da música encomendada e Prêmio do público, por ter o vídeo com o maior número de visualizações no YouTube. Em novembro passado, o músico já havia sido premiado na 5ª Competição Internacional de Flauta, na cidade de Jastrzebie-Zdrój, na Polônia.

Nascido em Salvador, Jonadabe formou-se no Neojiba, onde ingressou aos 12 anos. Em 2015, passou a integrar a principal formação orquestral do Neojiba, a Orquestra Juvenil da Bahia, com a qual participou de duas turnês internacionais na Europa. No segundo semestre de 2018, Jonadabe mudou-se para a Suíça para estudar na Haute École de Musique de Genebra, onde cursa o terceiro ano do bacharelado. 

O concurso da Abraf reuniu 46 participantes. Além de Jonadabe Batista foram premiados também, no Primeiro ciclo, Christian Lavorenti (2º lugar) e Laura Heldt Tranche (3º). Os flautistas Leticia Maia Durante (1º lugar), Abner Américo (2º) e Lucas Guedes Oliveira (3º) foram os vencedores no Segundo ciclo.

Na categoria de Melhor intérprete da música encomendada, Jonadabe venceu no Primeiro ciclo interpretando Sombras Hualapai, de Alexandre Guerra. Os flautistas Leticia Maia e Lucas Guedes empataram no Segundo ciclo com a obra de André Mehmari intitulada Cadência para um concerto inexistente.

Assista abaixo a prova de Jonadabe Batista para o concurso da Abraf:

 

E veja abaixo o flautista Emmanuel Pahud, flauta solo da Filarmônica de Berlim, anunciando os vencedores:

 

Leia mais
Notícias
 Sala Cecília Meireles inaugura #saladigital com concertos ao vivo
Notícias Prepare-se: os destaques da semana
Notícias Neschling, Zanon, Meneses, Mehmari e Rubinsky estão na nova série dos Encontros CLÁSSICOS

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.