O Neojiba – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia lançou na última quinta-feira, dia 8, o programa Neojiba Sem Fronteiras, que vai oferecer cursos on-line gratuitos para diversos instrumentos, sem limite de vagas e necessidade de seleção prévia.
Ao todo serão quinze cursos divididos em cinco módulos, dedicados tanto a iniciantes quanto a alunos de nível avançado. Serão abordados instrumentos e temas: cursos de linguagem musical, canto coral, contrabaixo, violoncelo, violino, viola, clarineta, fagote, flauta, oboé, tuba, trombone, trompa, trompete, violão e percussão.
As vídeoaulas serão gravadas pelos coordenadores pedagógicos e instrutores do Neojiba especialmente para a plataforma.
“Temos um material humano e tecnológico de enorme valor e então fomos buscar maneiras cada vez mais amplas de compartilhar essa experiência com a comunidade”, diz o maestro e pianista Ricardo Castro, idealizador e diretor do projeto.
O Neojiba Sem Fronteiras é um MOOC, que em inglês significa Massive open on-line course (curso on-line aberto massivo, em tradução livre). A metodologia, dedicada ao ensino à distância, representa um tipo de curso ofertado por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, que visa oferecer para um grande número de interessados, a oportunidade de ampliar seus conhecimentos.
“Nós gostamos de criar essas iniciativas também para provocar outras instituições”, diz Castro. “Sou assim como gestor e como professor, entendo que meu objetivo é fazer com que as pessoas façam melhor do que a gente faz.”
Segundo Castro, o Neojiba tem conversado com a Secretaria de Estado da Educação para pensar possíveis impactos do projeto também na educação pública, nas escolas, em um programa híbrido, on-line e presencial.
Leia também
Colunistas O retorno de uma composição magistral, por Jorge Coli
Colunistas O piano de Cécile Chaminade em leitura cuidadosa e rica em detalhes, por Camila Fresca
Notícias Cultura Artística retoma ações digitais com recital de piano
Notícias OSB lança CD com obras brasileiras gravadas de forma remota
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.
Coisa boa amei a ideia
Coisa boa amei a ideia