O Balé da Cidade de São Paulo apresenta novo espetáculo a partir desta quarta no Theatro Municipal de São Paulo. O grupo vai estrear a coreografia o que é o coro.coro, de Marcela Levi e Lucía Russo, além de remontar Variação, de Davi Pontes.
A coreografia o que é o coro. coro parte de um conceito já explorado em Natureza monstruosa (2011), Mordedores (2015) e Deixa arder (2017), todas da dupla Marcela Levi e Lucía Russo. Elas explicam que, antes da palavra "coreografia" surgir, no século XVII, a dança era vista como uma arte coral, registrada no tratado francês "Orchesographie", de 1589.
Levi e Russo procuram, então, resgatar esse princípio, mostrando como o “coro é uma metáfora para o corpo, visto como suporte de múltiplas existências e influências”. Para elas, o coro é turbilhão e cacofonia, e sua “des-orquesografia” propõe poesia e vida.
Já Variação explora a relação entre movimento e emoção, “convidando o espectador a uma jornada sensorial por meio de uma linguagem coreográfica contemporânea. Com uma trilha sonora envolvente e um elenco talentoso, a obra busca dialogar com a pluralidade das vivências humanas, traduzindo-as em dança de forma única e cativante”, explica Davi Pontes.
Com 31 bailarinos em cena se revezando em uma plataforma, eles executam imagens de seus arquivos pessoais que se repetem e se recombinam, desafiando formas de viajar no tempo e a linearidade. “Um jogo que brinca e questiona, aponta e esgarça os limites e perigos de uma história única.”
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Dança em Diálogo A dança do (e no) teatro musical: processos criativos, mercado e democratização, por Marcela Benvegnu
Notícias Brasileiro Caio de Azevedo vence prêmio de composição do Concurso de Genebra
Notícias Prepare-se: os destaques da agenda da semana
Notícias Filarmônica de Minas Gerais anuncia temporada 2025 e celebra dez anos da Sala Minas Gerais
Notícias Orquestra Inhotim faz apresentação no Theatro São Pedro, em São Paulo
Crítica Um espetáculo que incomoda, confunde e transtorna. Ainda bem, por Camila Fresca
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.