Festival de Piano do Rio de Janeiro abre nova edição na Sala Cecília Meireles

por Redação CONCERTO 04/09/2022

O Festival Internacional de Piano do Rio de Janeiro realiza sua nova edição entre os dias 5 e 11 de setembro, homenageando o pianista Nelson Freire.

Com direção artística de Lilian Barretto, o festival terá três vertentes: um concurso internacional de piano realizado na Sala Cecília Meireles, uma itinerância com pianistas premiados da nova geração por quatro cidades brasileiras – Belém (já realizado), Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte – e, por fim, uma série de sete master classes ministradas por jurados desta edição a jovens pianistas brasileiros. 

O júri será presidido pelo polonês Piotr Paleczny e terá como integrantes Akemi Alink, Álvaro Teixeira Lopes, Eduardo Monteiro, Linda Bustani, Marian Rybiczki, Pierre Réach e Roberto Tibiriçá. Para a fase final foram selecionados 10 pianistas de 8 países. Os prêmios somam o valor de R$ 165 mil. O festival conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale. 

Em entrevista à Revista CONCERTO na época do anúncio do festival, Lilian Barretto falou da importância desse tipo de atividade: “Vivi uma era de ouro dos concursos, como o Eldorado e o da Bahia, no qual ganhei uma bolsa de estudos para estudar em Varsóvia”, lembra ela. “Minha geração de pianistas, da qual fazem parte Arthur Moreira Lima, Linda Bustani, Cristina Ortiz, participou muito dos concursos nacionais no Brasil e ficou conhecida dessa forma. Tenho sido jurada de diversos certames internacionais e sei que são um motor importantíssimo no aparecimento de talentos.” 

Ela também comentou sobre a importância de se homenagear Nelson Freire. “Nelson foi um apoiador constante e muito importante, nos bastidores e por puro entusiasmo pela iniciativa – foi um concurso que o revelou, aliás, aos 12 anos”, conta Lilian. “Ele descobriu e nos colocou em contato com gravações inéditas de Guiomar Novaes, de quem lançamos CD e livro biográfico, indicou vários jurados dando completo aval ao nosso evento.” 

Os competidores selecionados para a etapa final são Antonina Suhanova (Letônia), Derek Wang (Estados Unidos), Hyerim Lee (Coreia do Sul), Jordan Alexander (Brasil), Noah Zhou (Reino Unido), Rafael Ruiz (Brasil), Robert Billy (República Tcheca), Sergey Belyavsky (Rússia), Xiaohui Yang (China) e Yeontaek Oh (Coreia do Sul). 

Eles participarão das provas eliminatórias nos dias 5 e 6 de setembro. E, no dia 10, os três finalistas fazem apresentações com a Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência do maestro Roberto Tibiriçá, seguida pela cerimônia de premiação. No dia 11, também com a OSB e Tibiriçá, será realizado concerto do vencedor do festival. Todas as etapas serão realizadas na Sala Cecília Meireles.

Clique aqui para ver mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias 
Prepare-se: onze destaques da programação da semana
Notícias Pianista Valetina Lisitsa mostra leituras de Chopin no Rio de Janeiro e em São Paulo
Notícias Coletivo Ubuntu promove ópera com elenco inteiramente negro
Notícias Concertos e recitais celebram o bicentenário da Independência
Notícias Conselho de Defesa do Patrimônio recebe petição para tombamento da Escola de Música de Piracicaba
Crítica Na Sala São Paulo, Osesp prepara viagem que tem tudo para fazer história, por Camila Fresca

2º Festival de Piano do Rio de Janeiro

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.