Pianista canadense Élisabeth Pion faz recital no Sesc Pinheiros

por Redação CONCERTO 26/10/2024

A pianista canadense Élisabeth Pion faz recital solo na terça-feira, no Sesc Pinheiros. Ela vai apresentar uma seleção de canções de Schubert transcritas por Liszt e obras de Amparo Argel, Sofia Gubaidulina, Beethoven, Mel Bonis e Ravel.

“Eu criei este programa para dar uma experiência equilibrada ao público, exibindo obras que são conhecidas e amadas, como a famosa Appassionata de Beethoven, ou Alborada del gracioso de Ravel, enquanto deixava espaço para descobertas”, explica a pianista de 28 anos, que também é compositora.

Um dos destaques da apresentação é Femmes de legende, de Mel Bonis, compositora romântica francesa cuja obra só recentemente vem sendo redescoberta. A peça é dedicada a “mulheres lendárias” – importantes personagens femininas da literatura e mitologia, como Mélisande, da peça Pelléas et Mélisande, de Maeterlinck, e Ofélia, do Hamlet, de Shakespeare.

O programa é representativo da trajetória da artista, que costuma incluir obras de compositoras em suas apresentações. Mas deixando claro que não as vê como “mulheres compositoras”, como se estivessem em outra categoria de músicos. “Penso nelas como mentes artísticas profundas, que são testemunhos do gênio humano. Seria uma pena não celebrar essas manifestações de grandeza, que pertencem a todos nós, e presenteiam nosso mundo com mais beleza e esperança."

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícia
Cultura Artística lança temporada 2025 
Entrevista ‘Queria criar uma obra crua, improvisada, uma gambiarra sinfônica’, diz Caio de Azevedo, por Irineu Franco Perpetuo
Notícia Priscila Bomfim é a nova regente assistente do Theatro Municipal de São Paulo
Opinião Não tem jeito: é preciso experimentar, por João Luiz Sampaio
Opinião Callas, mais do que uma mulher fadada ao sacrifício, por Ligiana Costa

A pianista canadense Élisabeth Pion [Divulgação/Frédérick Robitaille]
A pianista canadense Élisabeth Pion [Divulgação/Frédérick Robitaille]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.