O piano tem destaque na programação da semana, que tem Leonardo Hilsdorf, Fabio Martino, Marc-Andre Hamelin, Nicolas Stavy e Alessio Bax, que abre a temporada do Teatro Cultura Artística. Confira a seleção do Site CONCERTO.
Segunda-feira, dia 17
Os pianistas Alessio Bax e Lucille Chung abrem a série de recitais que fazem esta semana no Teatro Cultura Artística (os outros acontecem nos dias 19, 20 e 23). O primeiro programa tem obras de Busoni, Mozart, Rachmaninov, Schumann, Debussy e Ravel – versão para dois pianos de La valse. No dia 24, eles seguem para o Rio de Janeiro, onde tocam pela série da Dellarte.
Terça-feira, dia 18
O maestro José Soares rege na terça e na quarta a Orquestra Sinfônica Brasileira. Os concertos, da Série Mundo, focam os Estados Unidos, com a Sinfonia nº 1 de Florence Price, e as Danças sinfônicas de West Side Story, de Bernstein.
Quarta-feira, 19
A Orquestra Sinfônica da Bahia abre a programação do 11º Festival Música em Trancoso, com um concerto batizado de Gregorianas, uma homenagem a Gregório de Matos. A apresentação será em frente à Igreja do Quadrado.
Em Campinas, a Orquestra Sinfônica da Unicamp abre a Temporada Maestras, com regência de Cinthia Aliretti. No programa, obras de Elgar, Coleridge-Taylos e Villa-Lobos, o Concerto para violão, com solos de Gilson Antunes.
Quinta-feira, dia 20
O pianista Marc-Andre Hamelin toca com a Osesp a Sinfonia nº 2 – A era da ansiedade, de Bernstein, e a Rhapsody in blue, de Gershwin, sob regência de Thierry Fischer, nos dias 20, 21 e 22. O programa tem ainda a estreia de Revolve, de Andrew Norman.
Em Brasília, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro recebe a maestra Priscila Bomfim para concerto com a suíte do balé Estancia, de Alberto Ginastera, e a Sinfonia nº 4 de Brahms.
A Orquestra do Theatro São Pedro de Porto Alegre apresenta um programa dedicado ao violino na quinta, com o Concerto nº 2 de Otar Taktakishvili e a Tzigane, de Ravel. Evandro Matté rege e Elisso Cogibedaschwili será a solista.
A Filarmônica de Minas Gerais recebe Leonardo Hilsdorf como solista no Concerto para piano 0p. 67 de Takashi Yoshimatsu. Fabio Mechetti rege as apresentações, nos dias 20 e 21, que incluem os Quadros de uma exposição, de Mussorgsky.
![O pianista Leonardo Hilsdorf [Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/w-LEONARDO_HILSDORF.jpeg)
Em Curitiba, a Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta, nos dias 20 e 23, o pianista Fabio Martino. Ele será o solista no Concerto de Ravel, de quem o grupo, regido por Roberto Tibiriçá, toca ainda La valse e a suíte nº 2 de Daphins & Chloé.
Sexta-feira, dia 21
A OCAM abre sua temporada com apresentações nos dias 21, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, e 23, no Instituto Tomie Ohtake. No programa, regido por Ricardo Bologna, obras de Gabriela Lena Frank, Copland e Beethoven.
Outro grupo que abre sua temporada na sexta é a Camerata Antiqua de Curitiba, que será regida pelo maestro belga Bart Naessens. No programa, a Cantata BWV 130 de Bach e a Sinfonia nº 52 e o Te Deum de Franz Xaver Richter.
Sábado, dia 22
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas será regida pelo maestro Linus Lerner em programa com obras de Carlos Gomes, Piazzollo, Ignacio Freijo e a estreia mundial do Concerto brasileiro para tuba, de Rafael Picolloto (solo de Patricio Cosentino).
Domingo, dia 23
O Concurso Maria Callas abre sua 23ª edição, com concerto da Orquestra Experimental de Repertório regida por Wagner Polistchuk. Os solistas serão Raquel Paulin, Juliana Taino, Vitorio Scarpi, Gustavo Lassen, Carlos Eduardo Santos e Johnny França.
O pianista Nicolas Stavy abre a temporada dos Concertos Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Ele vai apresentar uma seleção de obras dos compositores Montgeroult, Chopin, Liszt, César Franck e Fauré.
Na Sala São Paulo, a Orquestra Jovem do Estado será regida pelo seu diretor e maestro titular Claudio Cruz. No programa, a Abertura em dó maior, de Fanny Mendelssohn, e a Sinfonia Manfred, de Tchaikovsky.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.